Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta imune anti-Mycobacterium tuberculosis em pacientes com psoríase moderada a grave submetidos à terapia com inibidor de fator de necrose tumoral

Processo: 08/57608-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Gil Benard
Beneficiário:Gil Benard
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psoríase  Tuberculose  Mycobacterium tuberculosis  Resposta imune  Fator de necrose tumoral alfa  Interleucina-18  ELISPOT 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elispot | Ifn Gama | Inibidor De Tnf Alfa | Psoriase | Tnf-Alfa | Tuberculose

Resumo

A psoríase é uma doença inflamatória crônica imunomediada, de base genética, recorrente, que afeta a pele e articulações. Recentemente as terapias biológicas mostraram-se eficazes para o tratamento da doença. O infliximab é um anticorpo monoclonal que se liga ao TNF a, inibindo sua atividade funcional. Entretanto o tratamento com infliximab tem propiciado um aumento na incidência de reativação da tuberculose, provavelmente decorrente do próprio bloqueio do TNFa. O propósito deste trabalho é avaliar a resposta imune celular anti-Mycobacterium tuberculosis (Mtb) nos pacientes com psoríase moderada à grave em tratamento com infliximab, analisando se há modificação da resposta imune ao bacilo com o uso da medicação e o tempo pós-tratamento necessário para retorno à normalidade da resposta imune específica. A imunidade específica ao bacilo será avaliada antes do tratamento e uma, quatro e oito semanas após o término da fase de indução da medicação e ainda após 24 semanas do inicio do tratamento, no intuito de avaliar, neste período, o grau de diminuição da resposta imune ao bacilo e sua recuperação. Serão estudados de 15-20 adultos com psoríase moderada/grave sem terapêutica sistêmica prévia por pelo menos 3 meses antes do início do uso de infliximab. Este (5 mg/kg) será administrado nas semanas 0, 2 e 6, e, após a cada 8 semanas. As coletas de sangue serão realizadas antes da primeira infusão e nas semanas 7, 10 e 14, e aos 6 meses de tratamento, antes da 5a infusão, para avaliação da imunidade especifica após longo tempo de tratamento. Utilizaremos a técnica de ELISPOT para IFN-gama, comparando-se os resultados obtidos com os antígenos específicos de Mtb ESAT-6 e CFP-10 com aqueles obtidos com PPD, tendo em vista a pouca experiência em nosso meio (endêmico para TB) em relação aos antígenos específicos e a possibilidade cada vez mais sugerida na literatura de substituir o PPD por estes novos antígenos (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, EMERSON DE ANDRADE; LIMA, MARIANA DE ANDRADE; BARROS DE LORENA, VIRGINIA M.; GOMES, YARA DE MIRANDA; LUPI, OMAR; BENARD, GIL. Evaluation of an IFN-gamma Assay in the Diagnosis of Latent Tuberculosis in Patients with Psoriasis in a Highly Endemic Setting. ACTA DERMATO-VENEREOLOGICA, v. 91, n. 6, p. 694-697, . (08/57608-2)
ORTIGOSA, LUCIENA C. M.; SILVA, LEIA C. R.; DUARTE, ALBERTO J. S.; TAKAHASI, MARIA D. F.; BENARD, GIL. Infliximab Does Not Lead to Reduction in the Interferon-gamma and Lymphoproliferative Responses of Patients with Moderate to Severe Psoriasis. ACTA DERMATO-VENEREOLOGICA, v. 94, n. 1, p. 26-31, . (08/57608-2)