Busca avançada
Ano de início
Entree

Células Progenitoras de Tecido Adiposo de Equinos. Estudo do seu Potencial para o Tratamento da Endometrose.

Processo: 09/06764-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Irina Kerkis
Beneficiário:Lisley Inata Mambelli
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Equinos   Células-tronco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células progenitoras | Endometrose | equinos | Biologia das Células Tronco

Resumo

A aplicação terapêutica de Células Tronco (CTs) em equinos é um campo emergente. Nestes animais, as CTs se mostram extremamente promissoras para o tratamento de diversas doenças, a exemplo defeitos osteocondrais, lesões nos tendões, rupturas de ligamentos e fraturas ósseas. Apesar das características e da potencialidade na restauração de tecidos lesionados e dos efeitos parácrinos (anti-inflamatório, imunomodulador e imunossupressor) destas células, de acordo com o nosso conhecimento, não existe nenhum trabalho a respeito do uso de células tronco no tratamento de outras desordens sistêmicas que podem acometer os equinos, tais como a endometrose. A endometrose é uma doença progressiva e irreversível que leva a degeneração do tecido endometrial e a formação de um tecido fibroso periglandular, fazendo com que as glândulas uterinas não executem sua função adequadamente. Esta doença possui grande relevância para a área da medicina veterinária, uma vez que é responsável pelas maiores causas de infertilidade em éguas. Apesar dos constantes avanços pela busca de um tratamento eficiente para a endometrose, nenhum obteve sucesso na redução do processo fibrótico ou na melhoria da fertilidade. Levando-se em consideração a importância desta doença, o objetivo do presente projeto é utilizar as células progenitoras previamente isoladas e caracterizadas pelo nosso grupo de pesquisa, no tratamento da endometrose, visando diminuir o processo inflamatório e formação do tecido fibroso periglandular característico da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAMBELLI, L. I.; WINTER, G. H. Z.; KERKIS, A.; MALSCHITZKY, E.; MATTOS, R. C.; KERKIS, I.. A novel strategy of mesenchymal stem cells delivery in the uterus of mares with endometrosis. Theriogenology, v. 79, n. 5, p. 744-750, . (09/06764-7, 07/50212-3, 06/51839-7)
MAMBELLI, LISLEY I.; MATTOS, RODRIGO C.; WINTER, GUSTAVO H. Z.; MADEIRO, DENER S.; MORAIS, BRUNA P.; MALSCHITZKY, EDUARDO; MIGLINO, MARIA ANGELICA; KERKIS, ALEXANDRE; KERKIS, IRINA. Changes in Expression Pattern of Selected Endometrial Proteins following Mesenchymal Stem Cells Infusion in Mares with Endometrosis. PLoS One, v. 9, n. 6, . (09/06764-7, 07/50212-3, 06/51839-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAMBELLI, Lisley Inata. Células tronco de tecido adiposo de equinos. Estudo do seu potencial para o tratamento da endometrose. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.