Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico ultra-sonográfico convencional e modo Doppler em cores na avaliação e caracterização da neoplasia mamária em cadelas

Resumo

Em medicina veterinária, o uso do exame ultra-sonográfico na avaliação dos tumores de mama ainda é muito limitado e apresenta baixa sensibilidade. Isso porque não há estudos que demonstram a relação dos achados de diagnóstico por imagem com técnicas rotineiras e conclusivas para a caracterização da malignidade em cadeias e, como usado em seres humanos, a utilização do modo Doppler em cores para detecção de neovascularização. O experimento proposto tem como objetivo diagnosticar as neoplasias mamárias em cadelas por meio do exame ultra-sonográfico convencional e modo Doppler em cores. Serão utilizados para o estudo 60 animais, distribuídos de acordo com os achados ultra-sonográficos em três grupos (crescente em relação à malignidade). Serão realizados exame físico, ultra-sonográfico convencional e com modo Doppler em cores, avaliação macroscópica e microscópica nas neoplasias, quantificação dos níveis plasmáticos de progesterona, estrógeno e prolactina, avaliação histológica por meio de material colhido por punção e serão estimados os níveis do fator de crescimento vascular (VEGF). Dessa forma, sugere-se que a partir dos dados obtidos será possível caracterizar a malignidade de forma não invasiva dos tumores mamários em cadelas, avaliando as características do tecido e a presença de neovascularização (determinar a sensibilidade do exame ultra-sonográfico). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELICIANO, M. A. R.; VICENTE, W. R. R.; SILVA, M. A. M.. Conventional and Doppler ultrasound for the differentiation of benign and malignant canine mammary tumours. JOURNAL OF SMALL ANIMAL PRACTICE, v. 53, n. 6, p. 332-337, . (09/51195-0, 08/08180-0)
M.A.R. FELICIANO; A.S. SILVA; R.V.R. PEIXOTO; P.D. GALERA; W.R.R. VICENTE. Estudo clínico, histopatológico e imunoistoquímico de neoplasias mamárias em cadelas. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, n. 5, p. 1094-1100, . (08/08180-0, 09/51195-0)