Busca avançada
Ano de início
Entree

Incidência de parada cardíaca e mortalidade durante a anestesia em hospital universitário de atendimento terciário no período de 2005 a 2008

Processo: 09/51468-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Leandro Gobbo Braz
Beneficiário:Priscila Sayuri Kusano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesia   Mortalidade   Parada cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesia | Cirurgia | Complicacoes | Mortalidade | Parada Cardiaca

Resumo

Considerando-se a importância da realização de estudo epidemiológico contínuo sobre a incidência de parada cardíaca e mortalidade durante o ato anestésico-cirúrgico em nosso meio, a pesquisa tem como objetivo estudar a incidência e causas de parada cardíaca e óbito nas salas de operação e de recuperação pós-anestésica em hospital universitário de atendimento terciário de 2005 a 2008. Os casos de parada cardíaca terão incidência calculada em relação aos parâmetros: idade, sexo, estado físico segundo a classificação da American Society of Anesthesiologists (ASA) de I a V, tipo de atendimento (rotina, urgência ou emergência), clínica cirúrgica, local de ocorrência (sala de operação ou sala de recuperação pós-anestésica), fatores desencadeantes (doença/condição do paciente, complicações cirúrgicas e complicações anestésicas), anestesia utilizada (geral, subaracnóidea, peridural, regional e cuidados anestésicos monitorizados realizados em pacientes ASA V, nos quais o anestesiologista estava presente para suporte e ressuscitação) e condições de alta da sala de operação ou sala de recuperação pós-anestésica (bom, regular ou mau estado geral). Também serão analisados os fatores desencadeantes que contribuíram para o óbito: anestesia, cirurgia e doença/condição do paciente. A análise estatísitica da maioria dos atributos será feita pela comparação múltipla de proporções pelo teste de Tukey. Para a comparação de proporções de acordo com o sexo, local de ocorrência da parada cardíaca e de seu fator desencadeante será empregado o teste do f. 2. A significância utilizada será de <0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIGNATON, WANGLES; BRAZ, JOSE REINALDO C.; KUSANO, PRISCILA S.; MODOLO, MARILIA P.; DE CARVALHO, LIDIA R.; BRAZ, MARIANA G.; BRAZ, LEANDRO G.. Perioperative and Anesthesia-Related Mortality An 8-Year Observational Survey From a Tertiary Teaching Hospital. MEDICINE, v. 95, n. 2, . (09/51468-7)