Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos filogenéticos e biogeográficos no gênero Eriosema (DC.) Desv. (Leguminosae, Papilionoideae, Phaseoleae)

Processo: 09/53002-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2010
Data de Término da vigência: 14 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Ana Maria Goulart de Azevedo Tozzi
Beneficiário:Ana Paula Fortuna Perez
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia   Leguminosae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cajaninae | Datacao Molecular | Eriosema | Filogenia | Leguminosae | Rhynchosia

Resumo

Eriosema (DC.) Desv. possui distribuição pantropical, apresentando dois principais centros de diversidade para as 150 espécies, um na África e outro nas Américas, onde é registrada a ocorrência de 38 espécies. Está incluído na tribo Phaseoleae, subtribo Cajaninae, que tem sido considerada monofilética nas filogenias atuais. Em contraposição, pouco se sabe sobre as relações interespecíficas em Eriosema e até mesmo sobre sua precisa distinção com Rhynchosia, gênero mais relacionado filogeneticamente. Os poucos trabalhos filogenéticos existentes com estes gêneros não amostram mais do que duas espécies, fato este que não esclarece a monofilia deles. A distinção entre estes dois gêneros é, basicamente, a localização do ponto de inserção do funículo da semente em relação ao hilo. Eriosema é uniforme morfologicamente, dificultando a delimitação das espécies, que são circunscritas principalmente por caracteres foliares, que podem ser variáveis de acordo com condições ambientais, além de outros relativos aos indumentos, inflorescências e flores. O mais recente tratamento taxonômico do gênero foi publicado por Grear em 1970. Considerando o pouco conhecimento sobre as relações filogenéticas na subtribo Cajaninae, especialmente de Eriosema com Rhynchosia, este estudo tem por objetivos: testar o monofiletismo de Eriosema; esclarecer a delimitação de Eriosema com membros de Cajaninae, especialmente com Rhynchosia; verificar as relações interespecíficas; propor se pertinente, uma classificação infragenérica para Eriosema de acordo com os padrões filogenéticos observados; e determinar tempo de diversificação e padrões biogeográficos do gênero. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANDIDO, ELISA SILVA; VATANPARAST, MOHAMMAD; DE VARGAS, WANDERLEIA; BEZERRA, LUISA M. P. A.; LEWIS, GWILYM P.; MANSANO, VIDAL F.; SIMOES, ANDRE O.; SILVA, MARCOS J.; STIRTON, CHARLES; TOZZI, ANA MARIA G. A.; et al. Molecular phylogenetic insights into the evolution of Eriosema (Fabaceae): a recent tropical savanna-adapted genus. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 194, n. 4, p. 439-459, . (15/13386-0, 09/53002-5)
FORTUNA-PEREZ, ANA PAULA; LEWIS, GWILYM P.; CANDIDO, ELISA SILVA; DE PAULA ALVES BEZERRA, LUISA MARIA; GOULART DE AZEVEDO TOZZI, ANA MARIA. Eriosema hatschbachii (Leguminosae, Papilionoideae), a new species from Minas Gerais, Brazil. Kew Bulletin, v. 68, n. 4, p. 641-645, . (10/52488-9, 09/53002-5)