Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de medicamentos por difração de Raios-X por policristais

Processo: 10/06849-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Carlos de Oliveira Paiva Santos
Beneficiário:Selma Gutierrez Antonio
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos   Difração por raios X   Polimorfismo genético   Método de Rietveld
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise quantitativa de polimorfos | Difração de Raios X | medicamentos | Método de Rietveld | Polimorfismo | Saúde Pública | Difração de Raios X

Resumo

Fármacos podem se cristalizar de diversas formas (polimorfos), as quais podem apresentar diferenças nas propriedades físicas, químicas, físico-químicas e na biodisponibilidade. O polimorfismo decorre das condições empregadas na síntese e purificação da substância, dependendo, por exemplo, do tipo de solvente utilizado e da temperatura da reação. A maioria dos fármacos é na forma sólida, podendo sua estrutura ser amorfa ou policristalina. As formas policristalinas são facilmente detectadas por difração de raios X por policristais (DRXP) e, conhecendo-se a estrutura cristalina (ou parcial), é possível realizar a quantificação dos polimorfos nos fármacos através da aplicação do método de Rietveld (ou de Scarlett-Madsen). Técnicas complementares como DSC, RAMAM e Microscopia auxiliam também a caracterização dos polimorfos.Neste pretende-se definir os procedimentos adequados para a análise, usando a DRXP, de matérias primas e de medicamentos que fazem parte da RENAME e do Programa Farmácia Popular do Brasil e/ou medicamentos que surjam com necessidade de estudo polimórfico. Mesmo a DRXP sendo a principal técnica para o estudo também se pretende utilizar das técnicas complementares. A importância de tal pesquisa está ligada à necessidade de fornecer uma melhor qualidade de vida à população economicamente carente do Brasil. E a oferta de melhores medicamentos vem ao encontro desse objetivo, o que irá implicar também em menores gastos do governo em internações hospitalares. Além disso, existe o desejo das indústrias farmacêuticas em melhorar, cada vez mais, o controle de matérias primas, melhorando, assim, a qualidade de seus produtos e evitar problemas de ações judiciais que resultam em grandes prejuízos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMEZ, ARIEL; ANTONIO, SELMA GUTIERREZ; BARROS DE ARAUJO, GABRIEL LIMA; FERREIRA, FABIO FURLAN; PAIVA-SANTOS, CARLOS OLIVEIRA. Crystal structure of isotibolone: a major degradation product of tibolone. CrystEngComm, v. 14, n. 8, p. 2826-2830, . (10/06849-0, 08/10537-3)
FERREIRA, FABIO FURLAN; TRINDADE, ANTONIO CARLOS; ANTONIO, SELMA GUTIERREZ; PAIVA-SANTOS, CARLOS DE OLIVEIRA. Crystal structure of propylthiouracil determined using high-resolution synchrotron X-ray powder diffraction. CrystEngComm, v. 13, n. 17, p. 5474-5479, . (10/06849-0, 08/10537-3)