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Estudo sobre as implicações da ansiedade social na performance da memória

Processo: 11/08946-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Carolina Prates Ferreira Rossetto
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/11732-4 - Aprimoramento de uma metodologia de investigação de memória e emoção em amostra clínica, AP.R
Assunto(s):Ansiedade social   Transtornos de ansiedade   Memória (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade social | Falsas Memórias | memória | Memória

Resumo

A ansiedade é uma resposta adaptativa, passando a ser patológica quando é desproporcional. Quando a ansiedade é muito intensa e gera prejuízos, é chamada de Transtorno de Ansiedade Social (TAS). As falsas memórias são recordações de eventos que não ocorreram na realidade. Como o nível de desajustamento e instabilidade emocional, interferem nas falsas memórias, as implicações clínicas são significativas. O presente trabalho visa comparar participantes adultos portadores de TAS e participantes adultos sem esses sintomas, investigando o efeito da emoção na performance da memória, para um evento testemunhado. Para o desenvolvimento do trabalho será utilizada uma sequência de onze slides, acompanhados por duas versões narrativas, sendo uma neutra e outra carregada emocionalmente, além de uma Escala Subjetiva de Emoção, um teste de Memória auto-aplicativo. Será utilizado um aparelho de eletro condutância da pele para medir a resposta fisiológica emocional, durante a fase de apresentação do material alvo. O estudo contará com 120 participantes, que serão divididos em quatro grupos: indivíduos sem transtorno de ansiedade e narrativa emocionalmente neutra, indivíduos sem transtorno de ansiedade e narrativa emocionalmente carregada, indivíduos com transtorno de ansiedade e narrativa emocionalmente neutra e indivíduos com transtorno de ansiedade e narrativa emocionalmente carregada. Após a apresentação dos slides será pedido aos participantes que preencham a Escala Subjetiva de Emoção, em seguida o participante será submetido a uma atividade de distração e então será aplicado o Teste de Memória. As informações coletadas serão armazenadas em um banco de dados elaborado especialmente para este fim e serão realizadas análises de Variância Uni e Multivariada com medidas repetidas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALMA, PRISCILA DE CAMARGO; NEUFELD, CARMEM BEATRIZ; BRUST-RENCK, PRISCILA GOERGEN; FERREIRA ROSSETTO, CAROLINA PRATES; DE SOUZA CRIPPA, JOSE ALEXANDRE. False memories in social anxiety disorder. ARCHIVES OF CLINICAL PSYCHIATRY, v. 44, n. 5, p. 113-116, . (11/08946-5, 10/11732-4)