Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de leveduras isoladas de áreas agrícolas na promoção de crescimento vegetal.

Processo: 11/18676-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Márcia Maria Rosa Magri
Beneficiário:Ana Sílvia de Almeida Scarcella
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/02322-0 - Caracterização de leveduras isoladas de áreas agrícolas como promotoras de crescimento vegetal e na interação com fungos micorrízicos e rizobactérias, AP.R
Assunto(s):Microbiologia agrícola   Leveduras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leveduras | Promoção de crescimento vegetal | Microbiologia Agrícola

Resumo

O solo é um ecossistema extremamente complexo e com alta biodiversidade microbiana, ainda bastante desconhecida. Estudos sobre a função dos micro-organismos presentes no solo indicam a presença de espécies benéficas para o desenvolvimento vegetal, grupo conhecido como micro-organismos promotores de crescimento vegetal. As leveduras habitam o solo, porém em número inferior às bactérias e fungos filamentosos; devido a este fato, pouco é conhecido sobre sua função neste ecossistema. Resultados preliminares com linhagens de leveduras epífitas e rizosféricas isoladas da de cana de açúcar, indicaram que alguns isolados são capazes de produzir ácido indol acético (AIA), um tipo de auxina capaz de promover o crescimento vegetal. Além disto, a apresentam a habilidade de solubilizar fosfatos e atuar no controle biológico de fitopatógenos. Considerando estes aspectos, o projeto tem como finalidade a avaliação do potencial de leveduras como promotoras de crescimento vegetal através da produção de AIA e solubilização de minerais. O projeto prevê a realização de experimentos in vitro e in vivo para a avaliação global do potencial dos micro-organismos citados em promover um melhor desenvolvimento vegetal, com a análise de sua competência, permanência no solo e colonização de raízes. Com a realização deste trabalho espera-se contribuir para o conhecimento dos micro-organismos e suas funções no solo, com o objetivo de desenvolver tecnologias para a aplicação em agroecossistemas mais sustentáveis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA SILVIA DE ALMEIDA SCARCELLA; RODOLFO BIZARRIA JUNIOR; REINALDO GASPAR BASTOS; MÁRCIA MARIA ROSA MAGRI. Temperature, pH and carbon source affect drastically indole acetic acid production of plant growth promoting yeasts. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 34, n. 2, p. 429-438, . (11/18676-5, 13/02421-3, 11/02322-0)
SCARCELLA, A. S. DE A.; BIZARRIA JUNIOR, R.; BASTOS, R. G.; MAGRI, M. M. R.. TEMPERATURE, pH AND CARBON SOURCE AFFECT DRASTICALLY INDOLE ACETIC ACID PRODUCTION OF PLANT GROWTH PROMOTING YEASTS. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 34, n. 2, p. 429-438, . (13/02421-3, 11/02322-0, 11/18676-5)
SCARCELLA, A. S. DE A.; BIZARRIA JUNIOR, R.; BASTOS, R. G.; MAGRI, M. M. R.. TEMPERATURE, pH AND CARBON SOURCE AFFECT DRASTICALLY INDOLE ACETIC ACID PRODUCTION OF PLANT GROWTH PROMOTING YEASTS. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 34, n. 2, p. 10-pg., . (11/18676-5, 13/02421-3, 11/02322-0)