Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do Tirosol na capacidade de adesão de células de Candida à superfície de uma resina acrílica

Processo: 13/17767-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Douglas Roberto Monteiro
Beneficiário:Leonardo Perina Feresin
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária   Resinas acrílicas   Adesão à medicação   Prevenção   Tirosol   Candida albicans   Análise estatística de dados   Microscopia eletrônica de varredura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesão microbiana | prevenção | Resina acrílica | Tirosol | Prótese Dentária

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito de diferentes concentrações de Tirosol na capacidade de adesão de Candida albicans e Candida glabrata à superfície de uma resina acrílica (RA). Primeiramente, as superfícies dos espécimes (10 x 10 x 3 mm) de RA serão caracterizadas por meio da determinação da rugosidade superficial e do grau de hidrofobicidade. Também será determinado o grau de hidrofobicidade das superfícies das células de leveduras testadas. Na sequência, a solução estoque de Tirosol será diluída no inóculo de cada levedura (107 células/mL em saliva artificial) para que se obtenham diferentes concentrações de Tirosol. Cada diluição (1,5 mL) será adicionada aos poços de placas de microtitulação de 24 poços contendo os espécimes de RA e as placas serão incubadas a 37ºC por 2 horas com agitação de 120 rpm. Após este período, o efeito do Tirosol na capacidade de adesão das espécies de Candida será quantificado por meio da contagem do número de células cultiváveis, biomassa total (ensaio de coloração com cristal violeta) e atividade metabólica das células. A microscopia eletrônica de varredura será utilizada para analisar a estrutura das células aderidas à superfície dos espécimes de RA após exposição ao Tirosol. Controles sem Tirosol serão incluídos em todas as análises e digluconato de clorexidina será usado como controle positivo. Todos os testes serão realizados em triplicata em três ocasiões diferentes. Os dados serão submetidos ao teste de normalidade e, a seguir, será aplicada análise estatística adequada para cada resultado, com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTEIRO, DOUGLAS ROBERTO; FERESIN, LEONARDO PERINA; ARIAS, LAIS SALOMAO; RICARDO BARAO, VALENTIM ADELINO; BARBOSA, DEBORA BARROS; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS. Effect of tyrosol on adhesion of Candida albicans and Candida glabrata to acrylic surfaces. Medical Mycology, v. 53, n. 7, p. 656-665, . (13/17767-2, 13/10285-2)