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Efeito de diferentes intervenções cognitivo-comportamentais para ansiedade social sobre a memória, a atenção e a resposta galvânica da pele

Processo: 13/19981-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Carmem Beatriz Neufeld
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/17700-8 - Comparação de diferentes tratamentos cognitivo-comportamentais para ansiedade social, BP.TT
Assunto(s):Ansiedade social  Terapia cognitivo-comportamental  Psicoterapia de grupo  Transtornos fóbicos  Pensamentos disfuncionais  Qualidade de vida  Memória (psicologia) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade social | Falsas Memórias | Terapia Cognitiva Processual | Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos | viés atencional | Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

A ansiedade é uma resposta adaptativa, passando a ser patológica quando é desproporcional diante da situação desencadeante. Os transtornos de ansiedade estão entre as psicopatologias mais comuns na população em geral, sendo o transtorno de ansiedade social (TAS) o mais frequente. Indivíduos diagnosticados com TAS apresentam viés atencional no processamento cognitivo, tornando-se mais propensos a interpretar os estímulos sociais de maneira ameaçadora. Além disso, níveis elevados de desejabilidade social também são reconhecidos como preditores de ocorrência de maior número de falsas memórias. As Terapias Cognitivo-Comportamentais tem como objetivo propiciar a identificação e modificação das crenças disfuncionais, acarretando no alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida. A literatura tem apontado que além de redução da ansiedade social, a intervenção em TCC para TAS pode gerar também maior regulação emocional e mudanças no viés atencional. O objetivo geral do presente trabalho é investigar e comparar o efeito de duas intervenções para TAS sobre o viés atencional, performance de memória, e diferentes escores de ansiedade. Serão selecionados 80 participantes adultos de 18 a 35 anos, que serão distribuídos em 4 grupos. Os participantes diagnosticados com TAS (n = 60) serão randomizados em 3 grupos: 20 participantes diagnosticados com TAS que receberão 16 sessões de intervenção individual em Terapia Cognitiva Processual (TAS e TCP); 20 participantes que receberão 16 sessões de intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo (TAS e TCCG); e 20 participantes com diagnóstico de TAS, que não receberão intervenção inicialmente (Lista de Espera). Haverá ainda um grupo composto por 20 indivíduos sem diagnóstico de TAS, que visa prover dados sobre viés atencional e índices de falsas memórias em uma população saudável, e comparar com os escores dos indivíduos com TAS após a intervenção. Todos os participantes serão inicialmente avaliados através de testes de gravidade de sintomas (variáveis psicológicas), teste de memória e Stroop emocional (fase pré-teste). Após o término das intervenções, todos participantes serão novamente avaliados, sendo esta fase da pesquisa denominada de pós-teste. Ao final desta avaliação, os participantes do grupo Lista de Espera poderão receber 16 sessões psicoterapêuticas, caso tenham interesse, sendo randomizados entre as condições TCP e TCCG. Após o término das intervenções, tais participantes serão novamente avaliados. As análises estatísticas serão realizadas com testes paramétricos ou não-paramétricos conforme o teste de normalidade amostral. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEUFELD, CARMEM BEATRIZ; PALMA, PRISCILA C.; CAETANO, KATIA A. S.; BRUST-RENCK, PRISCILA G.; CURTISS, JOSHUA; HOFMANN, STEFAN G.. A randomized clinical trial of group and individual Cognitive-Behavioral Therapy approaches for Social Anxiety Disorder. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLINICAL AND HEALTH PSYCHOLOGY, v. 20, n. 1, p. 29-37, . (13/19273-7, 13/19981-1, 13/19263-1)