Busca avançada
Ano de início
Entree

Interface semântico-sintática de sintagmas nominais em denominações descritivas

Processo: 14/26274-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 03 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 02 de junho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Dirceu Cleber Conde
Beneficiário:Dirceu Cleber Conde
Pesquisador Anfitrião: Alan Munn
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Michigan State University (MSU), Estados Unidos  
Assunto(s):Sintagma nominal   Semântica   Sintaxe
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:denominação descritiva | referência | semântica | sentido | Sintagma Nominal | Sintaxe | Semântica

Resumo

É notável a grande quantidade de sintagmas nominais (NPs) que possuem uma estruturação baseada em um nome comum (Nc) e um complemento cuja natureza é diversificada, sendo que tal NP faz referência a um e somente um objeto, como, por exemplo, em "Operação Guilhotina", "Programa Universidade Para Todos", "Projeto Rondon", "Marcha para Cristo", "Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)". A diversidade desses NPs, além de grande, parece ser de natureza semântica híbrida, compartilhando características de nome próprio (Npr) e de descrição definida (DD). Tal modalidade de NP pode ser reescrita semanticamente como Nc + x, sabendo-se que à direita se estabelece um sintagma qualquer ("x") que pode ser um NP (Npr, Nc), um sintagma verbal (VP), sintagma adjetival (PAdj) ou ainda um sintagma preposicional (PPrep). Apesar dessa diversidade, existem regras semânticas e sintáticas que restringem o tipo de sintagma que pode preencher a posição à direita do Nc, bem como parece haver mudança nos processos e tipos de referência quando se mantém o mesmo sintagma à direita, no entanto, esta última regra na parece valer para quando o Nc é substituído. Como se apresentará neste projeto, é possível perceber, por meio de testes, que esse tipo de NP parece ocultar características semânticas e sintáticas interdependentes entre si, demonstrando que alguns NPs complexos podem gerar estruturas complexas que dão conta de referenciar objetos individuais, mas a partir de regras transformacionais muito bem elaboradas e estabilizadas, cuja descrição ainda se encontra por fazer. Este projeto de pesquisa busca suprir tal necessidade de descrição, cujo fito é compreender o fenômeno em sua integridade: seus mecanismos gerativos na complexa máquina semântico-sintática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONDE, CLEBER. FULL-NAMES: A CONTRIBUTION TO THE PREDICATE VIEW OF PROPER NAMES1. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 64, p. 20-pg., . (14/26274-2)