Harmonização e controle de qualidade amostras sanguíneas em crianças em estudo mul...
A dupla carga da má nutrição predizendo a saúde cardiovascular de crianças e adole...
Processo: | 15/18876-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2016 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2017 |
Área de conhecimento: | Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil |
Pesquisador responsável: | Augusto César Ferreira de Moraes |
Beneficiário: | Raphael Assali Serruya |
Instituição Sede: | Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Epidemiologia Doenças cardiovasculares Crianças e adolescentes Materiais biológicos Biomarcadores Testes hematológicos Estudos multicêntricos América do Sul |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Amostras Sanguíneas | Epidemiologia | Estudo multicentrico | Pediatria | Transporte | Doenças Cardiovasculares |
Resumo O objetivo deste projeto é avaliar a estabilidade de biomarcadores do perfil hematológico, lipídico, metabólico-nutricional, inflamatório e antinflamatório das amostras de sangue coletadas dos participantes em função do tempo, temperatura de armazenamento e de transporte no deslocamento para o laboratório central em São Paulo. O estudo multicêntrico será desenvolvido em uma amostra de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos de idade em São Paulo e outras seis cidades da América do Sul: Teresina (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru) e Medellín (Colômbia). A amostra será composta por 18 crianças em cada grupo etário (pré-escolares, escolares e adolescentes) de cada cidade. Depois da coleta padronizada, um terço das amostras de cada cidade serão fracionadas, sendo uma parte analisada na cidade de origem e a outra direcionada por uma empresa especializada em transporte de material biológico até São Paulo para análise. A concordância entre os resultados na cidade de origem e no laboratório central será calculada por meio dos coeficientes de correlação intraclasse, complementado com o desenvolvimento de gráficos de Bland-Altman. | |
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