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Estudo das condições de lubrificação e perda de potência em juntas lubrificadas de mecanismos

Processo: 15/20036-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Gregory Bregion Daniel
Beneficiário:Gregory Bregion Daniel
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de máquinas  Mancais  Lubrificação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dinâmica De Mecanismos | Juntas Lubrificadas | Lubrificação Hidrodinâmica | mancais hidrodinâmicos | Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos

Resumo

A necessidade em obter maior produção, menor consumo de energia e menor emissão de poluentes representa fatores típicos de interesse no desenvolvimento de máquinas e equipamentos. Por esse motivo, a busca por maquinários mais eficientes tem se acentuada nos últimos anos, ora visando uma maior produtividade, ora por necessidade em satisfazer as normas reguladoras de consumo e emissão. Diante disso, estudos relacionados à identificação das principais causas de perda de potência e, consequentemente, ao desenvolvimento de meios que possam reduzir essas perdas tem se tornado de grande valia para o setor industrial. O presente projeto de pesquisa está inserido neste contexto, cujo tema está relacionado ao estudo e análise de juntas lubrificadas, que representam um par cinemático susceptível a elevadas perdas de potência. Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar as condições de lubrificação e avaliar as perdas de potência em juntas lubrificadas, possibilitando assim verificar sua influência no comportamento dinâmico do mecanismo. Para isso, modelos de lubrificação devem ser desenvolvidos de forma a representar as condições de lubrificação presentes em juntas lubrificadas. Neste projeto de pesquisa serão desenvolvidos três diferentes modelos de lubrificação, a saber: modelo de lubrificação hidrodinâmica com efeitos de rugosidades, modelo de lubrificação hidrodinâmica com superfícies texturizadas e modelo de lubrificação considerando deformação mecânica. A partir desses modelos de lubrificação pode-se então determinar as forças hidrodinâmicas presentes nas juntas lubrificadas e, assim, analisar o comportamento dinâmico do mecanismo. A modelagem do comportamento dinâmico do mecanismo é obtida pelo método de Lagrange, sendo que as forças hidrodinâmicas presentes na junta lubrificada representa as forças de acoplamento das equações de movimento do mecanismo. Por fim, destaca-se que as simulações computacionais previstas neste projeto visam mostrar a influência da rugosidade, da texturização e da deformação mecânica do mancal nas perdas de potência, possibilitando assim propor soluções que possam melhorar a eficiência mecânica e o comportamento dinâmico de mecanismos com juntas lubrificadas. (AU)

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Publicações científicas (8)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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