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Caracterizações da atividade eletrofisiológica da via pré-frontal-estriatal no aprendizado de tarefas temporais

Processo: 16/05473-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marcelo Bussotti Reyes
Beneficiário:Eliezyer Fermino de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/03729-2 - Investigando os substratos neurais do aprendizado de tarefas temporais, BE.EP.MS
Assunto(s):Potenciais de ação   Eletrofisiologia   Córtex pré-frontal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrofisiologia | Percepção temporal | Potenciais de ação | potencial de campo local | registros extracelulares | Eletrofisiologia

Resumo

A habilidade de estimar intervalos de tempo e agir com precisão temporal é crítico para adaptação e sobrevivência. Diferentes teorias e estudos buscam desvendar as bases neurais desta aptidão temporal. Dentre estas, apontam-se estruturas como o Estriado Dorsal (DS) e o Córtex Pré-frontal medial (mPFC). Lesões e manipulações farmacológicas no DS sugerem alterações na percepção temporal, enquanto o mPFC aparenta ser responsável pela habilidade de discriminação de intervalos temporais distintos. A via mPFC-DS é bem descrita na literatura e também importante para processamento de intervalos de tempo. Além do mais, esta via participa na aquisição de diferentes categorias de aprendizados, como o associativo. Somado a isto, resultados nossos sugerem que o aprendizado de algumas tarefas temporais parece ser instantâneo, e não graduais como na visão tradicional. Nosso objetivo é estudar a interação de mPFC e DS durante o aprendizado de uma tarefa envolvendo intervalo de tempo. Para isso, realizaremos registros, simultaneamente, de potencial de campo local (LFP) e potenciais de ação (spikes) com uma matriz de 32 eletrodos no mPFC e outra no DS enquanto o animal aprende uma tarefa de reforço pela duração da resposta (Differential Reinforcement Response Duration, DRRD). Isso permitirá que: (i) A interação LFP-LFP, Spike-Spike e LFP-Spike, seja avaliada na via mPFC-DS. (ii) Como o aprendizado de uma tarefa temporal altera a atividade em ambas as áreas. (iii) A modulação da atividade de DS pelo mPFC. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TUNES, GABRIELA C.; DE OLIVEIRA, ELIEZYER FERMINO; VIEIRA, ESTEVAO U. P.; CAETANO, MARCELO S.; CRAVO, ANDRE M.; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLIFE, v. 11, p. 19-pg., . (16/05473-2, 14/50909-8, 18/20277-0, 17/03729-2, 17/25161-8)