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Educação e biodiversidade: produção, validação e avaliação de sequências didáticas investigativas de ecologia

Processo: 16/05754-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcelo Tadeu Motokane
Beneficiário:Marcelo Tadeu Motokane
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Caio de Castro e Freire ; Marcelo Pereira ; Michele Dayane Facioli Medeiros ; Rafael Gil de Castro
Assunto(s):Ensino de biologia  Didática  Ecologia  Biodiversidade  Conservação dos recursos naturais  Cidadão  Cultura científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alfabetização científica | Ensino de Biologia | Ensino de Ecologia | Ensino por Investigação | Sequências Didáticas Investigativas | Ensino de Biologia e Ciências

Resumo

O presente projeto parte de um conjunto de perguntas frequente nas escolas: Como o ensino de biologia (especialmente os conteúdos de ecologia) pode auxiliar uma cidadã ou um cidadão a opinar sobre problemas relativos à preservação e conservação da biodiversidade? Como seriam as propostas didáticas que levam à compreensão de processos relacionados à biodiversidade? Como aproximar o fazer científico da ecologia com o ensino de biologia e ao mesmo tempo dar subsídios para as ações em sala de aula? Essas questões necessitam de estudos e propostas que possam responder tanto as demandas das escolas como as perguntas de pesquisas em educação científica. Nosso trabalho tem como objetivo geral validar Sequências Didáticas Investigativas de ecologia (SDIs) que possam contribuir para formação de cidadãs (ãos) críticos capazes de opinar em questões relativas à conservação e preservação da biodiversidade. Os objetivos específicos serão: produzir instrumentos de análise para validação das SDIs; produzir as SDIs com base nas demandas das escolas-campo de pesquisa e nos princípios do ensino por investigação e da alfabetização científica; compreender quais os problemas relativos à aplicação das SDIs; discutir as implicações do ensino de ecologia na compreensão de processos relacionados com a biodiversidade. As SDIs passarão por um processo de validação e suas fases serão gravadas e transcritas para análises posteriores. O resultado esperado é a aproximação dos estudantes e docentes com a cultura científica para que possam compreender melhor a ecologia, seus modos de produção e suas relações com as discussões sobre biodiversidade. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATALIA P. GHILARDI-LOPES; MARCELO MOTOKANE; JULIANA IMENIS BARRADAS; LUCIANA YOKOYAMA XAVIER; ELISA VAN SLUYS MENCK; ANA CLARA GOMES FRANCO; ALEXANDER TURRA. Oceano como tema interdisciplinar na educação básica brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 26, . (16/05754-1, 12/03922-3, 17/21797-5)