Busca avançada
Ano de início
Entree

Calibração lisimétrica e análise de incertezas de parâmetros empíricos do algoritmo SEBAL em clima subtropical

Processo: 16/15342-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 10 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Marcos Vinícius Folegatti
Beneficiário:Wagner Wolff
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/09708-7 - Mapeamento da chuva a partir de links de micro-ondas de celulares comerciais: calibração de parâmetros e análise de incerteza em clima subtropical, BE.EP.PD
Assunto(s):Geoprocessamento   Evapotranspiração   Otimização estocástica   Sensoriamento remoto   Imageamento de satélite   Piracicaba (SP)   Dourados (MS)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:evapotranspiração | geoprocessamento | irrigação | otimização estocástica | Evapotranspiração

Resumo

Compreender a variação espaço-temporal da evapotranspiração (ET) sobre áreas agrícolasirrigadas é importante no auxílio ao manejo da água. Muitos métodos de sensoriamento remoto têm sido desenvolvidos para estimar da ET, dentre eles o mais utilizado é o Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL). No entanto, o SEBAL foi desenvolvido para sensores orbitais e regiões particulares, em que funções e parâmetros empíricos dentro de seu algoritmo são correspondentes a essas regiões e sensores. Portanto, o objetivo do estudo será calibrar oalgoritmo SEBAL para imagens do satélite Landsat 8, mediante calibração por dados lisimétricosem clima subtropical. O estudo será efetuado em duas regiões de clima subtropical no Brasil. Aprimeira, na cidade de Piracicaba no Estado de São Paulo e a segunda na cidade de Dourados noEstado do Mato Grosso do Sul. As imagens Landsat 8 e os dados meteorológicos necessários serão correspondentes do ano de 2013 à 2018, em uma escala mensal para as imagens e de 15 minutos para os dados meteorológicos. Utilizando o algoritmo SEBAL será estimado todos os componentes do balanço de energia e, consequentemente, a ET. Dados lisimétricos serãoutilizados como valores observados e mediante a subtração com os estimados será calculado osresíduos. Sendo assim, a calibração será feita utilizando o método da máxima verossimilhançapara os resíduos ajustados a distribuição Gaussiana. O método de otimização estocástica Particle Swarm Optimisation será utilizado para a maximização numérica da função log-verossimilhança. Os novos parâmetros empíricos serão obtidos em níveis de incertezas e serão utilizados para compor a atualização do algoritmo SEBAL para as imagens do Landsat 8 em clima subtropical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
WOLFF, WAGNER; OVEREEM, AART; LEIJNSE, HIDDE; UIJLENHOET, REMKO. . Atmospheric Measurement Techniques, v. 15, n. 2, p. 485-502, . (17/09708-7, 16/15342-2)
WOLFF, WAGNER; FRANCISCO, JOAO PAULO; FLUMIGNAN, DANILTON LUIZ; MARIN, FABIO RICARDO; FOLEGATTI, MARCOS VINICIUS. . Agricultural Water Management, v. 262, p. 13-pg., . (16/15342-2)