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Elaboração conteúdo didático direcionado aos cuidadores informais e crianças portadoras de bexiga neurogênica

Processo: 16/22176-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marla Andréia Garcia de Avila
Beneficiário:Thaís Rabello
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/18722-8 - Assistência a criança com bexiga neurogênica: desenvolvimento de sistema de educação a distância, AP.R
Assunto(s):Cuidadores   Bexiga urinaria neurogênica   Educação em saúde   Cateterismo uretral intermitente   Autocuidado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bexiga urinária neurogênica | Cateterismo Intermitente Limpo | Cuidadores | educação em saúde | Reabilitação em Enfermagem

Resumo

As crianças com bexiga neurogência necessitam da realização do cateterismo intermitente limpo, que na maioria dos casos é realizado por um cuidador informal como, as mães. A equipe de saúde, especialmente enfermeiros, deve utilizar a educação em saúde para capacitar o cuidador informal e preparar a criança, futuramente, para a realização do autocateterismo. A educação mediada por multimídia, ainda é pouca utilizada para a realização de educação em saúde, especialmente nos cuidados às crianças portadoras de bexiga neurogênica. O objetivo do estudo é elaborar conteúdos didáticos, na forma de um curso intitulado "Ações educativas às crianças com bexiga neurogênica", e transpô-los para um ambiente virtual de apoio ao aprendizado presencial e não presencial, disponibilizando este instrumento a estas crianças e seus respectivos cuidadores. O projeto será realizado no ambulatório de Urologia Infantil, junto ao Hospital das Clínicas de Botucatu, que atende aproximadamente 20 crianças por mês. O estudo será dividido em quatro etapas, sendo a primeira etapa a realização de uma revisão integrativa para o desenvolvimento dos diferentes recursos didáticos; 2- Disponibilização dos recursos. O estudo pretende gerar um produto de domínio público que poderá ser utilizado para incentivar o autocuidado as crianças com bexiga neurogênica e capacitar cuidadores informais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARCIA DE AVILA, MARLA ANDREIA; RABELLO, THAIS; BORTOLETI DE ARAUJO, MARIA PAULA; AMARO, JOAO LUIZ; MOREIRA ZORNOFF, DENISE DE CASSIA; BARRAVIERA SEABRA FERREIRA, ANA SILVIA SARTORI; DE OLIVEIRA, ANANDA STEFANI. Development and Validation of an Age-Appropriate Website for Children Requiring Clean Intermittent Catheterization. REHABILITATION NURSING, v. 46, n. 2, p. 65-72, . (17/01665-7, 15/18722-8, 16/22176-1)