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Avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento de corredores verdes para agro-logísticas no Brasil

Processo: 17/50420-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Acordo de Cooperação: Belmont Forum
Pesquisador responsável:José Vicente Caixeta Filho
Beneficiário:José Vicente Caixeta Filho
Pesquisador Responsável no exterior: Makoto Taniguchi
Instituição Parceira no exterior: Research Institute for Humanity and Nature (RIHN), Japão
Pesquisador Responsável no exterior: Fi-John Chang
Instituição Parceira no exterior: National Taiwan University (NTU), Taiwan
Pesquisador Responsável no exterior: Luis Rodríguez
Instituição Parceira no exterior: University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos
Pesquisador Responsável no exterior: Saud Ghani
Instituição Parceira no exterior: Hamad Bin Khalifa University (HBKU), Qatar
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/24353-3 - Avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento de corredores verdes para a agro-logística no Brasil, BP.PD
18/20436-1 - Avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento de corredores verdes para a agro-logística no Brasil, BP.PD
Assunto(s):Gases do efeito estufa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Freight | Friendly Logistics | Greenhouse Effect | Logistics | Road Transport

Resumo

O transporte de cargas no Brasil é altamente dependente das rodovias. As estradas representam cerca de 60% da carga total transportada no Brasil, enquanto em outros países de dimensão continental, essa participação é inferior a 30%. A alta idade média da frota pesada e a infraestrutura ineficiente do transporte rodoviário (como a baixa densidade e a má qualidade das rodovias) enfraquecem a sustentabilidade do transporte rodoviário. Como resultados, a produtividade do transporte de cargas no Brasil é baixa, enquanto o consumo de combustível fóssil e ás emissões de gases de efeito estufa (GEE) são relativamente altas. De fato, as estatísticas indicam que o setor de transportes é responsável por cerca de 35% do consumo de petróleo e mais de 40% das emissões de GEE no Brasil. Do lado social, o número de acidentes envolvendo caminhões no Brasil é extremamente elevado (aproximadamente 66 mil por ano). A baixa produtividade do transporte nacional também aumenta os custos de frete e afeta negativamente a competitividade dos produtos brasileiros, especialmente os agrícolas, há uma crescente conscientização de que as cadeias de suprimentos verdes também podem ser competitivas, já que a conscientização do meio ambiente ajuda a produtividade ou porque os consumidores assim desejam, particularmente em países ricos. Desta forma, é essencial estabelecer políticas que promovam uma logística amigável, através de incentivos para aumentar a produtividade e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa nos transportes. Tais políticas podem envolver ações de médio e longo prazo, mas devem ser direcionadas para aumentar a eficiência do sistema de transporte como um todo, gerando menores impactos ambientais possíveis. Em última análise, tais políticas devem incentivar o desenvolvimento de corredores de transporte alinhados ao conceito de logística verde, reduzindo as emissões e promovendo a competitividade da agro-logística brasileira. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOLLER BRANCO, JOSE EDUARDO; BARTHOLOMEU, DANIELA BACCHI; ALVES JUNIOR, PAULO NOCERA; CAIXETA FILHO, JOSE VICENTE. Mutual analyses of agriculture land use and transportation networks: The future location of soybean and corn production in Brazil.. AGRICULTURAL SYSTEMS, v. 194, . (18/24353-3, 18/20436-1, 17/50420-7)
HOLLER BRANCO, JOSE EDUARDO; BARTHOLOMEU, DANIELA BACCHI; ALVES JUNIOR, PAULO NOCERA; CAIXETA FILHO, JOSE VICENTE. Evaluation of the economic and environmental impacts from the addition of new railways to the brazilian's transportation network: An application of a network equilibrium model. TRANSPORT POLICY, v. 124, p. 9-pg., . (17/50420-7)