Busca avançada
Ano de início
Entree

A Tradição Polícroma da Amazônia e as transformações sócio-políticas nos lagos e rios do médio-alto Solimões

Processo: 18/21941-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 25 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Eduardo Góes Neves
Beneficiário:Rafael Cardoso de Almeida Lopes
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):21/11357-3 - Compreendendo a expansão da tradição polícroma na Amazônia Central (1400-400AP) através de abordagens de SIG e de análises cronológicas, BE.EP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise cerâmica | Arqueologia Amazônica | História Indígena de longa duração | Tradição Polícroma da Amazônia | Arqueologia Amazônica

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa se aproximar dos possíveis significados históricos relacionados à presença e dispersão das cerâmicas da Tradição Polícroma da Amazônia (TPA) no médio-alto rio Solimões. O estudo justifica-se pela importância das pesquisas sobre a TPA, tema consagrado dentro da arqueologia amazônica, e pelas possibilidades fornecidas pelo contexto regional citado, com um conjunto de evidências que aponta para convivências que se alteram ao longo do tempo entre populações produtoras de TPA e outros grupos ceramistas. A partir de levantamentos e escavações na região, assim como análises tecnológicas de seus materiais cerâmicos, a proposta é abordar a hipótese de que as relações entre grupos passaram por transformações ao redor do século XII d.C. Essas mudanças, por sua vez, conformaram o padrão sócio-político das populações indígenas encontradas pelos europeus no século XVI d.C., caracterizado pela presença de populosas aldeias nas beiras do rio Solimões.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIAGO KATER; RAFAEL DE ALMEIDA LOPES. Braudel nas Terras Baixas: caminhos da Arqueologia na construção de Histórias Indígenas de longa duração. Revista de História, n. 180, . (18/24509-3, 18/21941-1)