Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabricação de novos filamentos condutores para a produção de sensores eletroquímicos

Processo: 23/00317-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Bruno Campos Janegitz
Beneficiário:Wilson da Silva Fernandes Junior
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/21097-3 - Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Antibióticos   Eletroanalítica   Impressão tridimensional   Sensores eletroquímicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibióticos | eletroanalítica | filamentos condutores | impressão 3D | Manufatura Aditiva | sensores eletroquímicos | Eletroanalítica

Resumo

A manufatura aditiva, comumente conhecida como impressão 3D, é uma técnica utilizada para a produção de objetos ou protótipos a partir dos dados de um modelo desenhado tridimensionalmente, utilizando a fabricação de camada sobre camada até que o objeto seja produzido. A impressão 3D é uma tecnologia utilizada em diversas áreas, devido aos seus atributos como a facilidade e a rapidez na produção de objetos e a redução na geração de resíduos. Com isso, pode-se produzir sensores eletroquímicos utilizando essa técnica, reduzindo o custo e podendo realizar a produção em massa. Para a produção dos sensores eletroquímicos em 3D, é necessário utilizar filamentos condutores, porém os comerciais são considerados relativamente custosos, pois são importados para o Brasil, além de terem desempenhos inferiores comparados com outras plataformas sensoriais. Em vista disso, os filamentos produzidos em laboratório se sobressaem por diminuir a dependência de importação e pela possibilidade do controle da condução elétrica do material produzido. Com os sensores eletroquímicos desenvolvidos com esses filamentos, é possível realizar a detecção de diversos analitos, como por exemplo os antibióticos. Os antibióticos são medicamentos utilizados para o tratamento de infecções bacterianas em seres humanos e animais, porém com a administração em grandes doses ou de maneira imprópria, estes medicamentos podem provocar a bioacumulação em seres humanos e produtos de origem animal, como carnes, leite e mel. Portanto, o objetivo deste projeto é a produção de filamentos condutores para a construção de sensores eletroquímicos para a detecção de antibióticos em amostras alimentícias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GERMINARE, BEATRIZ F.; CAMARGO, JESSICA R.; FERNANDES-JUNIOR, WILSON S.; JANEGITZ, BRUNO C.. Sustainable electrochemical sensor from CO2 laser pyrolyzed green leaves for carbendazim detection. Microchemical Journal, v. 218, p. 12-pg., . (23/06793-4, 19/23177-0, 23/14943-6, 23/00317-6)
GERMINARE, BEATRIZ F.; FERNANDES-JUNIOR, WILSON S.; CAMARGO, JESSICA R.; JANEGITZ, BRUNO C.. Cork-based electrochemical sensors obtained by laser-induced graphene: A green alternative for sodium nitrite detection in beverage samples. Microchimica Acta, v. 192, n. 9, p. 15-pg., . (23/14943-6, 23/00317-6, 23/06793-4)