Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do intemperismo na bacia do rio corumbatai (sp) pelo metodo do desequilibrio isotopico de uranio.

Processo: 98/02217-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Daniel Marcos Bonotto
Beneficiário:Fabiano Tomazini da Conceição
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Radioatividade   Isótopos   Urânio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Isotopos | Radioatividade | Uranio

Resumo

A taxa de intemperismo em rochas é reconhecidamente um parâmetro de extrema importância na caracterização geomorfológica dos continentes, de maneira que todas as ferramentas disponíveis devem ser empregadas na sua avaliação, inserindo-se nesse contexto o método do desequilíbrio isotópico do urânio. Com isto o objetivo deste trabalho consiste em determinar a taxa de intemperismo na bacia do Rio Corumbataí, a partir do método do desequilíbrio isotópico do urânio. Para tanto, será utilizada a concentração de urânio e a razão de atividade 234U/238U em amostras de água, solo e rochas desta bacia. O urânio será quantificado em rochas, solos e águas, de acordo com a realização de várias etapas, desde a coleta de amostras, coprecipitação com hidróxido férrico, separação de elementos interferentes e realização de eletrodeposição para emprego da técnica de espectrometria alfa. A razão de atividade 234U/238U quantificada nas várias amostras propiciará a determinação da fração do urânio que é dissolvido das rochas durante o processo de intemperismo. Os resultados indicarão o intervalo de tempo necessária para alterar 1m de rocha nesta região nas condições climáticas atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FABIANO TOMAZINI DA CONCEIÇÃO; DANIEL MARCOS BONOTTO. Dose de exposição radiométrica e composição das rochas sedimentares e ígneas na bacia do Rio Corumbataí (SP). Revista Brasileira de Geofísica, v. 24, n. 1, p. 37-48, . (98/02217-5, 00/03136-0)
CONCEIÇÃO‚ FT; BONOTTO‚ DM. Use of U-isotope disequilibrium to evaluate the weathering rate and fertilizer-derived uranium in Sao Paulo state‚ Brazil. Environmental Geology, v. 44, n. 4, p. 408-418, . (98/02217-5)
TOMAZINI DA CONCEIÇÃO‚ F.; MARCOS BONOTTO‚ D.. Weathering rates and anthropogenic influences in a sedimentary basin‚ São Paulo State‚ Brazil. APPLIED GEOCHEMISTRY, v. 19, n. 4, p. 575-591, . (98/02217-5)