Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da elevação no nível de saturação por base em 2 solos da ilha de Marajó-PA, com elevada saturação de alumínio, sobre a produção de 4 forrageiras (Bachiaria mutica, Brachiaria humidicola, Echinochloa pyramidalis e Echinochloa polystachya)

Processo: 98/04747-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Herbert Barbosa de Mattos
Beneficiário:Getulio Faciola Pessoa Bonneterre Guimaraes
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Gramíneas forrageiras   Corretivos do solo   Calagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brachiaria Humidicola | Brachiaria Mutica | Calagem | Ilha D Marajo

Resumo

Quatro espécies de gramíneas forrageiras tropicais [Brachiaria mutica (Forsk) Stapf, Brachiaria humidicola (Rendle) Schweickerdt , Echinochloa pyramidalis (Lan.) Hitch. & Chase e Echinochloa polistachya (H.B.K) Hitch.] serão submetidas a níveis crescentes de saturação por bases, em dois tipos de solos glei húmicos (com elevada saturação de alumínio) da região da Ilha de Marajó-PA, com a intenção de se determinar sob casa de vegetação qual o nível que possibilitará maior produção de matéria seca, bem como aspectos relacionados com a constituição de macro e micro nutrientes. Será também realizado o método da incubação dos dois tipos de solos estudados com doses crescentes de corretivo, com a finalidade de obter-se a curva de neutralização dos solos para se inferir sobre o poder tampão destes solos. A análise estatística será realizada sob delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos estabelecidos serão: uma testemunha com solo original, e quatro doses 40%V, 60%V e 80%V; perfazendo cinco tratamentos. Todos os solos dos tratamentos serão adubados. Serão realizados dois corte da parte aérea (folhas e caules) para determinação de matéria seca produzida. E no ato do segundo corte também serão analisada a produção de matéria seca de raízes bem como sua distribuição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Getúlio Faciola Pessoa Bonneterre. Avaliação de quatro forrageiras tropicais cultivadas em dois solos da Ilha de Marajó-PA submetidos a crescentes saturações por bases. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.