Busca avançada
Ano de início
Entree

Interpretação do significado do tempo de imobilidade de ratos no estresse por natação e no teste da natação forçada

Processo: 99/08286-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2000
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Fernanda Klein Marcondes
Beneficiário:Caroline Morini Calil
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ansiedade   Comportamento animal   Natação   Estresse fisiológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ansiedade | Comportamento | Estresse | Imobilidade | Natacao

Resumo

A natação tem sido utilizada como modelo experimental em estudos sobre estresse e depressão. Colocando o rato em um tanque com água; este nada ativamente próximo às bordas. Em seguida, sua movimentação diminui e alterna-se com momentos de imobilidade, caracterizados pelo comportamento de boiar, o que, segundo alguns autores, representa uma resposta adaptativa do animal. Entretanto, no teste da natação forçada, a imobilidade é entendida como "desamparo aprendido", um comportamento que se assemelha a quadros de depressão humana. Neste modelo, a diminuição do tempo de imobilidade induzida por drogas é usada como indicador de efeito antidepressivo. Embora estas duas interpretações sejam conflitantes, as diferenças nas dimensões do tanque, duração do teste, altura da coluna e temperatura da água entre estudos sobre estresse e depressão poderiam justificar esta contradição. Nosso objetivo é comparar os modelos de estresse por natação em espaço amplo e a natação forçada e avaliar o significado da imobilidade em ambos os modelos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINE MORINI CALIL; FÁBIO JOSÉ BIANCHI; ANA PAULA TANNO; TATIANA DE SOUSA DA CUNHA; FERNANDA KLEIN MARCONDES. Análise do significado do tempo de imobilidade em modelos experimentais de natação. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 38, n. 4, p. 479-485, . (99/11442-5, 99/00793-1, 99/02358-0, 99/08286-1)
CALIL‚ C.M.; MARCONDES‚ F.K.. The comparison of immobility time in experimental rat swimming models. Life Sciences, v. 79, n. 18, p. 1712-1719, . (99/08286-1)