Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Desenvolvimento de um teste de PCR em Tempo Real para o diagnóstico de rotavírus suínos do Grupo A.

Texto completo
Autor(es):
Marconi, Elizabeth C. M. [1] ; Bernardes, Nara T. C. G. [1] ; Beserra, Laila A. R. [1] ; Silva, Fernanda D. F. [1] ; Gregori, Fabio [1]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Dept Med Vet Prevent & Saude Anim, BR-05508270 Sao Paulo, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pesquisa Veterinária Brasileira; v. 35, n. 1, p. 39-43, JAN 2015.
Citações Web of Science: 1
Resumo

Rotavírus do grupo A (RVA) é uma das causas mais frequentes de diarreias em humanos e várias espécies animais. Um teste de PCR em Tempo Real com SYBR-Green foi desenvolvido visando o diagnóstico de RVA a partir de fezes suínas, através da amplificação de um fragmento de 137 pares de bases do gene da proteína não estrutural 5 (NSP5) viral e de mRNA de NADH-desidrogenase-5 bovina como controle interno exógeno. Foram testadas 65 amostras (25 delas positivas por PCR convencional e sequenciamento nucleotídico). A concordância entre os testes foi de 0,843, considerada "muito boa", apresentando 100% de sensibilidade relativa (25+ PCR Tempo Real/25+ PCR convencional) e 87,5% de sensibilidade relativa (35- PCR Tempo Real/40- PCR convencional). Os resultados também demonstraram elevada reprodutibilidade inter e intra-ensaio (coeficiente de variação ≤ 1,42%); portanto, este método demonstrou ser uma rápida e sensível alternativa para o diagnóstico de RVA em suínos. (AU)

Processo FAPESP: 11/10846-9 - Desenvolvimento de um método de PCR em tempo real para o diagnóstico de rotavírus suíno
Beneficiário:Fábio Gregori
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular