Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tenacidade à fratura de cerâmicas de carbeto de silício, alumina e argila vermelha pelos métodos IF e SEVNB

Texto completo
Autor(es):
S. Ribeiro [1] ; G. C. Ribeiro [2] ; J. A. Rodrigues [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de S. Paulo. Escola de Engenharia de Lorena. Departamento de Engenharia de Materiais
[2] Universidade de S. Paulo. Escola de Engenharia de Lorena. Departamento de Engenharia de Materiais
[3] Universidade Federal de S. Carlos. Departamento de Engenharia de Materiais
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 60, n. 356, p. 509-515, 2014-12-00.
Resumo

A tenacidade à fratura, K IC, é uma importante propriedade dos materiais cerâmicos, pois ela mede a resistência ao início da propagação de trinca. O problema é selecionar o método adequado para determinar K IC, já que existem vários, cada um com suas particularidades. Por comodidade, escolhe-se o método da indentação, IF, que apresenta certos inconvenientes, principalmente para cerâmicas porosas, Sendo o método mais adequado, o SEVNB. Nesse trabalho são mostrados resultados de K IC para três materiais: carbeto de silício (SiC), alumina (Al2O3) e um a base de argila, uma telha cerâmica. Os resultados mostraram que os valores de K IC são maiores quando é utilizado o método IF, sendo que quanto mais porosa é a cerâmica mais difícil é a aplicação desse método, e que o método SEVNB, pode ser aplicado com êxito. Os resultados de K IC, medidos pelo método SEVNB são 3,8 MPa.m½, 2,5 MPa.m½ e 0,4 MPa.m½ para SiC, Al2O3 e telha, respectivamente. (AU)

Processo FAPESP: 10/51925-6 - Implantação do método SEVNB para medida da tenacidade a fratura de cerâmicas de SiC sinterizadas via fase líquida com aditivos de Al2O3-Yb2O3 ou Al2O3-Nd2O3
Beneficiário:Sebastião Ribeiro
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular