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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ausência de Generosidade e Obediência à Autoridade: Juízos de Professores e Crianças da Educação Infantil

Texto completo
Autor(es):
Rosana Akemi Kawashima [1] ; Raul Aragão Martins [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Paidéia; v. 25, n. 60, p. 115-123, 2015-04-00.
Resumo

A Educação Infantil pode proporcionar condições para a construção dos valores morais nas crianças. O objetivo deste estudo foi investigar os juízos de professores e alunos da Educação Infantil em relação à virtude generosidade e se nesse juízo ela é mais valorizada que a obediência à autoridade. Foram entrevistados 26 professores e 90 crianças de quatro escolas municipais, utilizando-se uma estória-estímulo sobre uma atividade com massa de modelar. Os resultados indicaram que, para a maioria dos participantes, é errada a atitude da professora da estória-estímulo em não ajudar a criança e exigir obediência primeiramente. Quanto às justificativas, para a maioria das professoras, a falta de ajuda se justifica porque a atividade de massa de modelar deve ser livre, priorizando a vontade da criança. No entanto, para a maioria das crianças, a falta de ajuda da professora é sentida como falta de atribuição de valor positivo. Além disso, foi constatado que é fraca a força da virtude generosidade entre os participantes desta pesquisa. (AU)

Processo FAPESP: 09/15685-3 - A generosidade no exercício da autoridade em professores de educação infantil
Beneficiário:Rosana Akemi Kawashima
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado