Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Parâmetros cardiopulmonares em cães anestesiados com propofol ou tiopental e induzidos à hipertensão pulmonar pela serotonina

Texto completo
Autor(es):
Ferro Lopes, P. C. [1] ; Nunes, N. [1] ; Paula, D. P. [1] ; Nishimori, C. T. D. [1] ; Moro, J. V. [1] ; Conceicao, E. D. V. [1] ; Santos, P. S. P. [2]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP, FCAV, Jaboticabal, SP - Brazil
[2] UNESP, FMVA, Aracatuba, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 67, n. 5, p. 1231-1240, OCT 2015.
Citações Web of Science: 0
Resumo

RESUMOAvaliaram-se as alterações cardiopulmonares em cães anestesiados com propofol ou tiopental induzidos à hipertensão pulmonar (HP). Vinte animais adultos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: grupo propofol (PG) e grupo tiopental (TG). No PG, o propofol foi usado para indução (8(0,03mg.kg-1) e manutenção da anestesia (0,8mg.kg-1minuto-1), enquanto no TG foi empregado o tiopental (22(2,92mg.kg-1; 0,5mg.kg-1.minute-1, respectivamente). Em seguida, a ventilação mecânica ciclada a tempo foi iniciada. A HP foi induzida pela administração de serotonina (5HT) (10µg.kg-1e 1mg.kg-1.hour-1) por meio de cateter de termodiluição posicionado na artéria pulmonar. As mensurações tiveram início antes da administração da 5HT (T0), depois de 30 minutos (T30), seguida de intervalos de 15 minutos (T45, T60, T75 e T90). Diferenças entre os grupos não foram registradas para pressões sistólica (PAPs) e média (PAPm) da artéria pulmonar, pressão arterial média (PAM), índices da resistência periférica total (IRPT) e da resistência vascular pulmonar (IRVP). A PAPs e a PAPm aumentaram a partir de T30, no PG, e a partir de T75, no TG. No PG, a frequência cardíaca (FC) aumentou a partir de T30, no qual PG foi maior que TG. O IRPT diminuiu no T45, T60 e T90, no TG, e a partir de T30 no PG. No PG, no T0, IRVP foi menor que nos outros momentos. No PG, a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2) diminuiu a partir de T60, e a diferença de tensão entre o oxigênio alveolar e arterial (PA-aO2) aumentou no T60. No TG, no T0, a PaO2 foi maior que no T30, T45, T60 e T90, enquanto a PA-aO2,, no T0, foi menor que no T90. Entre T30 e T90, TG apresentou maior PaO2 e menor pressão parcial de dióxido de carbono no sangue arterial (PaCO2) quando comparado ao PG. No PG, a partir de T30, a PaCO2 aumentou. A anestesia com tiopental abrandou as mudanças cardiopulmonares resultantes da indução da HP pela serotonina, provavelmente devido à atenuação da vasoconstrição e broncoconstrição. (AU)

Processo FAPESP: 06/51483-8 - Efeitos da infusao continua de propofol ou tiopental em caes portadores de hipertensao pulmonar induzida pela serotonina.
Beneficiário:Patricia Cristina Ferro Lopes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado