Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Reprodução Sexuada em Pyricularia oryzae

Texto completo
Autor(es):
Silvino Intra Moreira [1] ; Paulo Cézar Ceresini [2] ; Eduardo Alves [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Lavras. Setor de Microbiologia Agrícola. Departamento de Biologia - Brasil
[2] UNESP. Faculdade de Engenharia - Brasil
[3] Universidade Federal de Lavras. Departamento de Fitopatologia - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Summa Phytopathologica; v. 41, n. 3, p. 175-182, 2015-09-00.
Resumo

A brusone é causada pelo fungo Ascomyceto Pyricularia oryzae, sendo a doença mundialmente mais importante do arroz. Além do arroz, P. oryzae causa a brusone em trigo no Brasil, no Paraguai e na Bolívia. A alta variabilidade genético-patotípica observada em populações locais de P. oryzae, é possivelmente responsável pela baixa durabilidade da resistência de cultivares de arroz e trigo a referida doença, e talvez também seja determinante em eventos de 'mudança de hospedeiro' pelo patógeno. Esta revisão tem por objetivo apresentar aspectos relevantes da reprodução sexuada de P. oryzae, bem como informações sobre mecanismos de regulação do ciclo reprodutivo sexual do patógeno por meio dos genes mating type e feromônios, num sistema de reconhecimento específico. O conhecimento da biologia reprodutiva e da importância da reprodução sexuada em P. oryzae é essencial para o manejo da brusone baseado em resistência durável. (AU)

Processo FAPESP: 13/10655-4 - Desvendando a origem local da brusone do trigo (Magnaporthe oryzae) no Centro Sul do Brasil e evidências da emergência de resistência a fungicidas estrobilurinas em populações do patógeno
Beneficiário:Paulo Cezar Ceresini
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular