Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A vegetação ripária aumenta a condição biótica da assembleia de peixes em dois reservatórios brasileiros

Texto completo
Autor(es):
Fabio Cop Ferreira [1] ; Ursulla Pereira Souza [2] ; Miguel Petrere Junior2 [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ciências do Mar - Brasil
[2] Universidade Santa Cecília. Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos - Brasil
[3] Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Limnol. Bras.; v. 27, n. 3, p. 289-300, 2015-09-00.
Resumo

Resumo A vegetação riparia em lagos e reservatórios provê estruturas como troncos e galhos que são utilizados como locais de refúgio, desova e alimentação para espécies de peixes. A diminuição destas estruturas submersas pode afetar a composição e estrutura das comunidades de peixes em reservatórios. Objetivo Avaliar a influência da vegetação ripária sobre a condição biótica das assembleias de peixes por meio da adaptação do Índice de Assembleia de Peixes em Reservatórios (IAPR) a duas represas na bacia do Alto Paranapanema, Estado de São Paulo, Brasil. Métodos O IAPR foi adaptado a partir de métricas referentes às características funcionais e à composição das assembleias de peixes por meio de um protocolo de seleção e validação e de sua resposta à presença de vegetação ripária. Resultados O IAPR final foi composto por nove métricas, sendo menor em locais sem vegetação, em função da predominância de indivíduos de grande porte, percentual de piscívoros e detritívoros. Conclusões Os resultados sugerem que o aumento na complexidade de habitats litorais em reservatórios por meio da manutenção da vegetação ripária aumenta a integridade biótica em peixes. (AU)

Processo FAPESP: 09/10804-4 - Os conteúdos energéticos e alimentar como indicadores da integridade da ictiofauna no Rio Turvo e em seus reservatórios, bacia do Alto Paranapanema (SP)
Beneficiário:Ursulla Pereira Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Processo FAPESP: 07/50982-3 - Adaptacao do indice de integridade biotica (iib) aos reservatorios das pch's - usinas batista e jorda flor, rio turvo (sp).
Beneficiário:Fabio Cop Ferreira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 07/50981-7 - Ecologia de represas
Beneficiário:Miguel Petrelli Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático