Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Bases teóricas da reconexão magnética

Texto completo
Autor(es):
V.M. Souza [1] ; M.V.D. Silveira [2] ; D. Koga [3] ; P.R. Jauer [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Brasil
[2] NASA Goddard Space Flight Center - Estados Unidos
[3] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Brasil
[4] Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física; v. 38, n. 2 2016-04-19.
Resumo

Neste trabalho, o conceito e a origem histórica do processo físico conhecido como reconexão magnética são apresentados, bem como um dos primeiros modelos analíticos que serviu como base teórica para futuras investigações do fenômeno. A reconexão pode ocorrer entre dois ou mais regimes de plasmas magnetizados próximos o suficiente para que efeitos magneto-hidrodinâmicos não ideais permitam a reestruturação topológica dos seus respectivos campos magnéticos. Como consequência, o plasma pode ser acelerado num curto espaço de tempo, tal como observado em fenômenos físicos explosivos como, por exemplo, as explosões (flares) solares. Focam-se nos primeiros esforços analíticos propostos para explicar o processo segundo a perspectiva da magneto-hidrodinâmica. A reconexão magnética tem o potencial de tornar-se um mecanismo universal o qual pode ser utilizado no auxílio ao entendimento de uma miríade de processos físicos ocorrendo tanto em plasmas de laboratório, como em plasmas astrofísicos. (AU)

Processo FAPESP: 14/21229-9 - Análise numérico/observacional do aspecto macroscópico do processo de reconexão magnética na magnetopausa diurna terrestre
Beneficiário:Vitor Moura Cardoso e Silva Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado