Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A utilidade da anatomia da lâmina foliar para a identificação e sistemática de espécies de Bambuboideae (Poaceae, Poales)

Texto completo
Autor(es):
T. D. Leandro [1] ; R. T. Shirasuna [2] ; T. S. Filgueiras [3] ; V. L. Scatena [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Botânica - Brasil
[2] Instituto de Botânica - Brasil
[3] Instituto de Botânica - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Biology; v. 76, n. 3, p. 708-717, 2016-04-19.
Resumo

Resumo Bambusoideae é uma subfamília que inclui diversas espécies de bambus herbáceos (Olyreae) e lignificados (Arundinarie e Bambuseae). Bambus lignificados geralmente apresentam dificuldades de delimitação e identificação, devido principalmente ao ciclo monocárpico e longa amplitude temporal entre florações; enquanto que bambus herbáceos possuem ciclo pluricárpico, porém frequentemente são encontrados em estágio vegetativo. Foi estudada a anatomia da lâmina foliar de 16 espécies de Bambusoideae (Olyreae e Bambuseae), simpátricas e nativas do Brasil, visando levantar caracteres úteis para sua identificação. Todos os táxons estudados compartilham: epiderme uniestratificada; células buliformes na face adaxial; mesofilo com células invaginantes, células em roseta e células fusoides; e feixes vasculares colaterais. Bambus herbáceos compartilham: papilas dispersas na face abaxial e grupos de células buliformes organizadas paralelamente; enquanto que bambos lignificados compartilham: papilas organizadas em colunas centrais e grupos de células buliformes em forma de leque. Ainda dentre os bambus lignificados, fibras intercostais e nervura central com apenas um feixe vascular (nervura central simples) caracterizam a subtribo Arthrostylidiinae; enquanto que nervura central com mais de um feixe vascular (nervura central complexa) e aparelho estomático com duas papilas por célula subsidiária caracterizam a subtribo Chusqueinae. Há ainda caracteres anatômicos diagnósticos, tais como: forma da papila, e forma e estrutura da nervura central. Uma chave de identificação é fornecida baseada nos caracteres anatômicos relevantes à identificação das espécies estudadas. (AU)

Processo FAPESP: 11/18275-0 - Anatomia de espécies de Poales (monocotiledôneas): inferências taxonômicas
Beneficiário:Vera Lucia Scatena
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular