Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O papel das crenças e percepções de mulheres na vivência do processo saúde-doença

Texto completo
Autor(es):
Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli [1] ; Ana Cristina d'Andretta Tanaka [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Enfermagem
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciênc. cuid. saúde; v. 11, p. 108-114, 2012-00-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever e analisar uma população de mulheres segundo condições sócio-econômicas, percepção de problemas de saúde, procura por cuidado em saúde e experiências com os serviços de saúde, bem como, crenças e atitudes sobre a prática da prevenção em saúde. A população deste estudo transversal foi composta por 654 mulheres na faixa etária entre dez e 65 anos que habitavam uma área de Londrina, Paraná, Brasil. Utilizou-se a abordagem quantitativa para o diagnóstico da saúde na primeira fase do estudo. Para o acesso às informações subjetivas, utilizaram-se métodos e técnicas propostos pela Teoria da Cognição Social, utilizada na segunda fase do estudo. De acordo com os resultados da primeira fase, a renda familiar foi o único fator associado à procura por cuidado preventivo. Entretanto, os dados da segunda fase mostraram que as atitudes e crenças em saúde das mulheres, independentemente da renda familiar, eram similares. Porém, a renda familiar concretizou-se em uma barreira real no processo de procura por cuidado e para a prática de atitudes positivas em saúde, determinando desigualdades em saúde. (AU)

Processo FAPESP: 97/10429-0 - O conceito de morbidade como um indicador da qualidade de vida e como determinante de praticas em saude de uma populacao.
Beneficiário:Ana Cristina d'Andretta Tanaka
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular