Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Caracteristicas dos riscos para quedas entre idosos de uma unidade de saúde da família

Texto completo
Autor(es):
Maria José Sanches Marin ; Nadia Cecília Castilho [2] ; Joice Mayumi Myazato [3] ; Pamela Cristine Ribeiro [4] ; Darlene Vieira Candido [5]
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Reme : Rev. Min. Enferm.; v. 11, n. 4, p. 369-374, 2007-12-00.
Resumo

As quedas entre os idosos representam um importante problema de saúde pública, tendo em vista sua contribuição para a morbidade e a mortalidade dessa população. Considerando que elas são passíveis de prevenção e que, ao adotar medidas de intervenção, o reconhecimento da situação é um aspecto importante, neste estudo propõe-se caracterizar os riscos para quedas entre idosos que pertencem à área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família (USF). O estudo foi realizado com 65,3% da população de idosos da área n= 301, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas no próprio domicílio do idoso, utilizando um instrumento contendo questões referentes aos fatores de risco intrínsecos e extrínsecos para quedas, além do "Miniexame do estado mental" (MEEN) e do instrumento Performance Oriented Mobility Assessment (POMA). Os idosos queparticiparam do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade de Medicina de Marília. Os resultados apontam para o maior número de mulheres 186 (61,8%) expostas aos fatores de risco. Os idosos apresentam riscos intrínsecos, como a inatividade, múltiplas patologias, uso de vários medicamentos, insônia, equilíbrio e marcha prejudicados, e extrínsecos, com destaque para o piso escorregadio, a presença de escadas/degraus e calçados inadequados para a idade. Nesse contexto, considera-se a necessidade de ações individuais e coletivas envolvendo a atuação interdisciplinar e intersetorial, o que representa um desafio diante do atual modelo de atenção. (AU)

Processo FAPESP: 06/54664-3 - Os idosos precisam de cuidados especiais: uma proposta para planejamento das acoes em psf.
Beneficiário:Maria José Sanches Marin
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular