Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

CARACTERIZAÇÃO DA PERFORMANCE HIDRÁULICA DE DOIS EMISSORES TIPO MICROASPERSOR

Texto completo
Autor(es):
José de Arimatea de Matos [1] ; Carlos Renato Alves Ragoso [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UFPB. DEAG - Brasil
[2] UNESP. FCA. Pós-Graduação em Agronomia - Irrigação e Drenagem - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 1, n. 1, p. 17-20, 1997-12-00.
Resumo

RESUMO Avaliaram-se as características hidráulicas de dois emissores de irrigação localizada, tipo micoraspersor Carborundum, modelo MSIII, tendo sido analisados o coeficiente de variação de fabricação e a equação característica da relação vazão-pressão. De acordo com a classificação da ASAE, quanto ao coeficiente de variação de fabricação os microaspersores avaliados são considerados médio. Com os dados obtidos da relação de vazão versus pressão encontrou-se a equação característica de cada microaspersor. O de bocal verde claro apresentou a quação q = 6,9235H0,3804, com coeficiente de determinação (R2) de 0,98 e regime de fluxo considerado plenamente turbulento. O de bocal rosa apresentou equação q = 28,78H0,0853, com um R2 igual a 0,80 e, de acordo com seu expoente de descarga, é considerado auto-compensante; quanto ao fenômeno de histerese, sua amplitude foi considerada desprezível. (AU)

Processo FAPESP: 97/00262-0 - Eficiência de aproveitamento de nutrientes pelos citrus - Citrus sinensis (L.) Osbeck - quando aplicados via fertirrigação em comparação com a adubação convencional
Beneficiário:Leonardo Theodoro Bull
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular