Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento tecnológico de um modelo de filtro de areia a ser utilizado na irrigação localizada

Processo: 10/01910-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Roberto Testezlaf
Beneficiário:Marcio Mesquita
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação localizada   Filtros de areia

Resumo

A dinâmica de operação dos filtros de areia pode afetar o desempenho hidráulico dos sistemas de irrigação, pela obstrução dos poros da camada filtrante por impurezas presentes na água. Esse entupimento determina uma elevação na perda de pressão do equipamento com redução da vazão disponível ao sistema de irrigação, pela modificação da altura manométrica total e, consequentemente, modificando a pressão de trabalho dos emissores. O processo de contaminação do leito filtrante vai requerer limpezas freqüentes do meio, também denominada de retrolavagem, a qual exige conhecimentos específicos sobre processos de fluidização e otimização da eficiência de remoção. Com o objetivo de compreender a dinâmica de operação e funcionamento dos filtros de areia, iniciou-se em 2007, na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP, um estudo sobre o processo hidráulico de filtragem e retrolavagem executados por esses equipamentos. Os resultados preliminares mostraram limitações nos projetos estruturais de modelos comerciais nacionais, ocasionando elevada perda de pressão e movimento excessivo da camada superficial da areia no processo de filtragem. Essas informações indicaram a necessidade de se buscar novos parâmetros de projeto para os difusores do afluente e para os drenos do efluente. Pretende-se pesquisar no Laboratório de Hidráulica e Irrigação e no campo experimental da FEAGRI as dimensões ideais do equipamento, formato do difusor e número de drenos que atendam as especificações hidráulicas dos filtros de areia, visando ampliar a eficiência de remoção e a eficácia energética de filtros de areia. Adicionalmente buscar-se-á analisar e determinar especificações apropriadas da granulometria da areia em função das características do afluente, da altura efetiva do leito filtrante e da taxa de filtração em função do diâmetro do filtro, viabilizando um melhor desempenho hidráulico durante os processos de filtragem e retrolavagem, produzindo um efluente de melhor qualidade para a irrigação. Espera-se assim, discutido comas empresas brasileiras envolvidas no projeto, avaliando as inovações sugeridas, definir um modelo de filtro de areia com diferentes componentes internos com perspectivas de desenvolver um equipamento que atenda às condições dos afluentes encontrados para a irrigação no Brasil.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESQUITA, Marcio. Desenvolvimento tecnológico de um filtro de areia para irrigação localizada. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.