Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Alterações anatômicas em folhas de Psidium guajava 'Paluma' expostas ao ozônio troposférico

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Tresmondi [1] ; Edenise Segala Alves [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Instituto de Botânica - Brasil
[2] Instituto de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Botanica Brasilica; v. 25, n. 3, p. 542-548, 2011-09-00.
Resumo

Psidium guajava 'Paluma' vem sendo testada como bioindicadora de ozônio (O3) e responde com pigmentações, entre as nervuras, na superfície adaxial, decorrente do acúmulo de compostos fenólicos. Tais compostos atuam como antioxidantes não enzimáticos que neutralizam espécies reativas de oxigênio (ROS), formadas a partir do O3. O estudo objetivou comparar a estrutura foliar de plantas com e sem sintomas visíveis para estabelecer como esses sintomas se apresentam em nível celular. Para tanto, avaliaram-se acúmulo de substâncias fenólicas, densidade estomática e alterações estruturais nos tecidos foliares de P. guajava 'Paluma', exposta durante as quatro estações do ano, no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), área verde da cidade de São Paulo, com altos índices de O3. Folhas com sintomas apresentaram, na superfície adaxial, antocianina nos vacúolos das células da epiderme, da hipoderme e, quando o sintoma foi mais intenso, em até três primeiras camadas do parênquima paliçádico, além de maior acúmulo de outros compostos fenólicos, em comparação com folhas assintomáticas. Algumas células parenquimáticas contíguas à câmara subestomática mostraram crescimento intrusivo em sua direção, promovendo a oclusão da câmara, o que pode contribuir para reduzir a entrada de O3 na folha. O acúmulo de antocianina e outros compostos fenólicos, além da oclusão da câmara subestomática são características que podem conferir proteção à planta contra efeitos do O3. Tais características, somadas à compactação do mesofilo, contribuem para que Psidium guajava 'Paluma' não apresente morte celular, sintoma frequente em espécies sensíveis ao O3. (AU)

Processo FAPESP: 05/51169-9 - Respostas fisiológicas, antioxidativas e estruturais a fatores ambientais em plantas bioindicadoras sensíveis a compostos do smog fotoquímico
Beneficiário:Marisa Domingos
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular