Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência de diferentes meios de cultura sobre o crescimento de Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen (Amaranthaceae) para conservação in vitro

Texto completo
Autor(es):
R.B.N. Alves [1] ; B.W. Bertoni [2] ; R.F. Vieira [3] ; S.C. França [4] ; L.C. Ming [5] ; Am.S. Pereira [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Brasil
[2] Universidade de Ribeirão Preto - Brasil
[3] Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Brasil
[4] Universidade de Ribeirão Preto - Brasil
[5] Unesp. FCA. Departamento de Horticultura - Brasil
[6] Unesp. FCA. Departamento de Horticultura - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Plantas Medicinais; v. 12, n. 4, p. 510-515, 2010-12-00.
Resumo

Pfaffia glomerata ocorre em vários estados do Brasil e países limítrofes da região Sul às margens de rios e nas orlas das matas de galerias, é espécie hidrófita e heliófita. As raízes de espécies do gênero Pfaffia são usadas na medicina popular brasileira, especialmente como tônico, afrodisíaco e no controle do diabete. O objetivo deste trabalho foi estabelecer um banco de germoplasma in vitro de Pfaffia glomerata. O experimento em delineamento inteiramente casualizado foi conduzido com seis tratamentos: 1) MS + 2% de sacarose + 4% de sorbitol; 2) MS/2 + 2% de sacarose + 4% de sorbitol; 3) MS + 2% de sacarose + 4% de sorbitol + 2 mg L-1 de pantotenato de cálcio; 4) MS/2 + 2% de sacarose + 4% de sorbitol + 2 mg L-1de pantotenato de cálcio; 5) MS + 2% de sacarose + 3% de manitol + 2 mg L-1de pantotenato de cálcio; 6) MS/2 + 2% de sacarose + 3% de manitol + 2 mg L-1de pantotenato de cálcio. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de separação de médias de Scott Knott. Os tratamentos um, três e quatro apresentaram, significativamente, o maior número de segmentos nodais por haste, quando comparados com os tratamentos dois, cinco e seis. O tratamento dois foi o mais indicado para a conservação in vitro da espécie por ter promovido menor crescimento das plantas (altura de 3,1±1,9 cm), alto índice de sobrevivência, 100% de explantes com brotação e o maior número de brotos por explante, após seis meses de cultivo. Todas as plântulas produziram raízes e não houve formação de calos, também não ocorreu hiperhidricidade nos tratamentos avaliados. As plantas aclimatizadas apresentaram 100% de sobrevivência no ambiente ex vitro. A manutenção de acessos de P. glomerata no banco de germoplasma in vitro é viável tanto do ponto de vista da conservação quanto economicamente. (AU)

Processo FAPESP: 05/60751-3 - Caracterizacao quimica e genetica de pfaffia glomerata (spreng.) pedersen (ginseng brasileiro) e conservacao em banco ativo de germoplasma.
Beneficiário:Ana Maria Soares Pereira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular