Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Associação entre nível de atividade física e uso de medicamentos entre mulheres idosas

Texto completo
Autor(es):
Leonardo José da Silva ; Mario Renato Azevedo [2] ; Sandra Matsudo [3] ; Guiomar Silva Lopes [4]
Número total de Autores: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 28, n. 3, p. 463-471, 2012-03-00.
Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre o nível de atividade física e uso de medicamentos em mulheres com 60 anos de idade ou mais. O nível de atividade física foi avaliado utilizando pedômetro. O consumo de medicamento foi avaliado mediante o prontuário de cadastro da Estratégia Saúde da Família em São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Foram registrados os medicamentos de uso regular independente do tipo da doença ou do tratamento. Foi realizada análise de regressão de Poisson para estimar a razão de prevalências. Das 271 mulheres elegíveis, 84,9% foram classificadas como ativas. Apenas 23,2% não utilizam nenhum tipo de medicamento, enquanto 29,8% utilizaram três ou mais medicamentos. O nível de atividade física foi inversamente associado com o número de medicamentos utilizados tanto na análise bruta como na ajustada. Maiores volumes de atividade física associaram-se significativamente com menor consumo de medicamentos em mulheres envolvidas em um programa de atividade física. (AU)

Processo FAPESP: 09/03271-0 - Relação entre nível de atividade física, aptidão física e capacidade funcional em idosos usuarios do programa de saúde da família
Beneficiário:Leonardo José da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado