Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Granulometria por difração a laser e sua relação com a faciologia das rochas argilosas da Formação Corumbataí-SP

Texto completo
Autor(es):
S. R. Christofoletti [1] ; M. M. T. Moreno [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Secretaria do Meio Ambiente-SP. FEENA. Instituto Florestal - Brasil
[2] Unesp. Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 63, n. 367, p. 303-310, 2017-09-00.
Resumo

Resumo O presente trabalho analisou a relação entre a distribuição granulométrica por difração a laser e a faciologia dos depósitos argilosos da Formação Corumbataí utilizados como matéria-prima para a indústria de revestimento cerâmico. Foram estudadas 16 seções geológicas de minerações ativas e inativas na região centro-leste do estado de São Paulo. De acordo com os resultados obtidos pela difração a laser em amostras moídas, observou-se que a maior concentração das partículas distribuiu-se no intervalo de 10≤ ϕ ≤100 μm com valor médio de 58,3% sendo classificadas de siltito grosso a areia muito fina. A segunda maior concentração ocorreu no intervalo 1≤ ϕ ≤10 μm com valor médio de 31,5% sendo classificadas de siltito grosso. Seguem-se com valores de 4,9% para o intervalo de 100≤ ϕ ≤1000 μm classificado como siltito fino a médio e de 4,1% para o intervalo de 0,01≤ ϕ ≤1 μm, sendo este último constituído essencialmente por argilominerais. As litofácies identificadas foram: maciça, laminada, intercalada siltosa, intercalada arenosa e alterada. Com o agrupamento das amostras em litofácies, observou-se que a melhor distribuição das partículas para fins de empacotamento ocorreu na litofácies maciça e a pior distribuição na litofácies intercalada arenosa com elevada presença de partículas no intervalo 100≤ ϕ ≤1000 μm com média de 15,4%. Os resultados da análise faciológica aliada à alta concentração de partículas nos intervalos 1≤ ϕ ≤10 e 10≤ ϕ ≤100 μm permitem inferir que as matérias-primas estudadas, quando forem submetidas ao processo cerâmico via seco, dependendo do processo de moagem aplicado, poderão resultar em produtos com elevados valores de absorção de água devido à presença predominante das litofácies arenosas e pela seleção de maior tamanho de partículas diminuindo a eficiência do empacotamento durante a prensagem e, consequentemente, dificultando o processo de sinterização. As análises de fácies aliada à análise granulométrica a laser representam importantes ferramentas na previsão do comportamento cerâmico. (AU)

Processo FAPESP: 12/24219-9 - Caracterização mineralógica, química e cerâmica da Formação Corumbataí nos municípios de Tambaú, Porto Ferreira e santa Rosa do Viterbo- São Paulo, visando aplicação e diversificação de produtos no pólo cerâmico de Santa Gertrudes
Beneficiário:Sergio Ricardo Christofoletti
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular