Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da língua, estilo de elocução e sexo do falante sobre medidas globais da frequência fundamental

Texto completo
Autor(es):
Pablo Arantes [1] ; Maria Érica do Nascimento Linhares [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
[2] Universidade Federal de São Carlos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Letras de Hoje; v. 52, n. 1, p. 26-39, 2017-03-00.
Resumo

Resumo: Analisamos o efeito do sexo, do estilo de elocução e da língua (alemão, estoniano, francês, inglês, italiano, português e sueco) sobre estimadores de tendência central e dispersão da frequência fundamental da fala. Os estilos são entrevista, leitura de frases e de palavras. As línguas diferem entre si em termos do valor típico de F0 usado por seus falantes. O estilo leitura de frases apresenta valores maiores do que a entrevista, mas o efeito não é uniforme entre as línguas. Diferenças significativas entre o estilo leitura de palavras e entrevista são mais raros. Todos os estimadores de tendência central estudados sofreram efeitos dos três fatores testados. Os homens apresentaram variabilidade de F0 ligeiramente maior do que as mulheres de forma significativa em três de cinco estimadores. O estilo entrevista tem maior variabilidade em dois. As línguas não diferem em termos de variabilidade de F0. (AU)

Processo FAPESP: 14/21161-5 - Investigando a robustez de características invariantes da frequência fundamental entre estilos de fala
Beneficiário:Maria Érica do Nascimento Linhares
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica