Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Fósseis do Devoniano de Goiás, Brasil (Sub-bacia Alto Garças, Bacia do Paraná)

Texto completo
Autor(es):
Fábio Augusto Carbonaro [1] ; Renato Pirani Ghilardi [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Departamento de Ciências Biológicas. Faculdade de Ciências de Bauru - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo); v. 56, n. 11, p. 135-149, 2016-12-00.
Resumo

RESUMO O registro fóssil do Devoniano do estado de Goiás (Sub-bacia Alto Garças, Bacia do Paraná) é ocorrente nos arredores de diversas cidades como Amorinópolis, Iporá, Caiapônia, Rio Verde e Doverlândia. Contudo, os fósseis encontrados em Goiás são, em sua maioria, representados por braquiópodes, comumente pertencentes aos gêneros Derbyina, Australocoelia, Australospirifer, Schuchertella, Orbiculoidea e Lingula. Embora também haja ocorrências, em menor número, de outros grupos como trilobitas, moluscos, tentaculitoideos, anelídeos, equinodermas, lycopsidas e cnidários, além dos microfósseis de quitinozoários, representados pelos gêneros Ramochitina, Ancyrochitina, Sphaerochitina, Angochitina, Conochitina, Lagenochitina e Cyathochitina. No entanto, os trabalhos que tratam de fósseis para esse estado são escassos quando comparados ao grande número de trabalhos realizados no Devoniano do estado do Paraná (Sub-bacia Apucarana, Bacia do Paraná). Tal fato se deve ao baixo número de pesquisadores trabalhando nessa área. Tendo em vista esse défice de artigos, o presente trabalho objetivou instigar o estudo dos fósseis devonianos de Goiás por meio de um levantamento paleontológico, que apresenta os fósseis e as localidades fossilíferas conhecidas no estado, além de apontar novos afloramentos e novos registros fósseis do Devoniano encontrados nas regiões fossilíferas do estado, as quais foram revisitadas pelos autores. (AU)

Processo FAPESP: 13/09683-3 - Paleobiogeografia e rotas migratórias de paleoinvertebrados da Bacia do Paraná (Devoniano superior)
Beneficiário:Fábio Augusto Carbonaro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado