Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Morfo-anatomia do envoltório seminal de espécies brasileiras de Indigofera L. (Leguminosae, Papilionoideae)

Texto completo
Autor(es):
Simone de Pádua Teixeira [1] ; Vani Maria Alves Corrêa [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Departamento de Ciências Farmacêuticas - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rodriguésia; v. 58, n. 2, p. 265-273, 2007-04-00.
Resumo

RESUMO O grande número de espécies e a complexidade do gênero Indigofera geram controvérsias taxonômicas de difícil resolução. Para contribuir com a taxonomia do gênero, foram levantados caracteres diagnósticos do envoltório seminal de sete espécies brasileiras de Indigofera, utilizando técnicas de exame de superfície e histológicas. As sementes são pequenas, em sua maioria rombóides mas também cúbicas ou cilíndricas, variando de verde-claras a castanho-escuras, exotestais, albuminosas, com hilo mediano, circular a ovado, de coloração conspícua. O envoltório apresentou microescultura micro a macrorreticulada, sendo constituído por macroesclereídes (com conteúdo fenólico em cinco espécies) e osteosclereídes. Embora a anatomia do envoltório da semente não tenha apresentado diferenças marcantes entre as espécies, a combinação de caracteres provenientes da microescultura da superfície seminal, da forma e do tamanho do hilo e da semente, e do número de camadas de osteosclereídes, permitiu a identificação das espécies estudadas neste trabalho. Foi concluído que a anatomia é uma ferramenta bastante útil para subsidiar a taxonomia do gênero. (AU)

Processo FAPESP: 02/11834-5 - Leguminosae brasileiras de interesse farmacológico: morfo-anatomia e embriologia de espécies de Indigofera L.
Beneficiário:Simone de Pádua Teixeira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores