Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Predição de conclusão de curso por estudantes de uma universidade no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Alessandra Turini Bolsoni-Silva [1] ; Rommel Melgaço Barbosa [2] ; Alessandra Salina Brandão [3] ; Sonia Regina Loureiro [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Brasil
[2] Universidade Federal de Goiás - Brasil
[3] Instituto de Análise do Comportamento de Bauru - Brasil
[4] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psico-USF (Impresso); v. 23, n. 3, p. 425-436, 2018-07-00.
Resumo

Resumo A conclusão do curso de graduação por estudantes universitários no tempo previsto pelo currículo é desejável para os jovens e para a sociedade. O objetivo foi verificar a confiabilidade, sensibilidade e especificidade de um amplo conjunto de indicadores sobre o desempenho acadêmico de estudantes universitários, que completaram o curso de graduação dentro do tempo previsto pelo currículo, por meio de metodologia de mineração de dados, fornecida pelo algoritmo Vector Machines Suporte. Uma abordagem simples é proposta para a previsão da conclusão do curso por estudantes de uma universidade no Brasil. O conjunto de dados tem 170 alunos que concluíram o curso e 117 que não terminaram. Com a metodologia proposta, foi possível prever a conclusão do curso pelos alunos com uma precisão de 79,5% quando se utiliza as 19 variáveis originais. Uma precisão de 75% foi encontrada usando apenas cinco variáveis: curso, ano do curso, o sexo, o desempenho inicial e final acadêmico. (AU)

Processo FAPESP: 08/10299-5 - Caracterização de habilidades sociais, fobia e depressão em estudantes universitários: análise por período e gênero
Beneficiário:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular