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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação formal da linguagem em indivíduos normais com baixa escolaridade

Texto completo
Autor(es):
Daniela Aiko Akashi [1] ; Karin Zazo Ortiz [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Department of Speech, Language and Hearing Sciences. Speech Pathologist - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Department of Speech, Language and Hearing Sciences - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Dement. Neuropsychol.; v. 12, n. 3, p. 284-291, 2018-09-00.
Resumo

Resumo As funções cognitivas, dentre elas a linguagem, sofrem a interferência da escolaridade. A hipótese deste estudo é que mesmo o uso de parametros obtidos em populações de 5 a 8 anos de escolaridade pode levar a falsos-positivos em populações com escolaridade de 2 a 4 anos de estudo. Objetivo: Verificar a influência da baixa escolaridade nas tarefas linguísticas da bateria MTL-Br e obter dados que possam ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de indivíduos cérebro-lesados de baixa grau de escolaridade. Métodos: Trata-se de um estudo prospectivo, em que foram avaliados 30 indivíduos normais de baixa escolaridade, de dois a quatro anos de estudo, com idade entre 19 e 60 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram submetidos ao Mini-Exame do Estado Mental e Teste do Desenho do Relógio para fins de rastreio cognitivo. Resultados: Todos os indivíduos que obtiveram escores compatíveis com os parâmetros de normalidade nestes dois testes foram submetidos à bateria MTL-Br. A avaliação seguiu estritamente as normas publicadas no instrumento original e o registro foi realizado nas folhas da própria bateria. Conclusão: No presente estudo evidenciamos a influência da escolaridade em tarefas linguísticas. Além disso, foi possível obter dados que poderão ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de indivíduos cérebro-lesados de baixa escolaridade. (AU)

Processo FAPESP: 16/14413-3 - Aplicação da bateria MTL-Brasil em indivíduos normais com baixa escolaridade
Beneficiário:Daniela Aiko Akashi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica