Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ensino na comunidade e inteligência coletiva: partilhando saberes com o WIKI

Texto completo
Autor(es):
Antonio Pithon Cyrino [1] ; Viviany Menossi do Amaral [2] ; Ana Cláudia Cavalcante Espósito [3] ; Vera Lúcia Garcia [4] ; Eliana Goldfarb Cyrino [5] ; Denise de Cássia Moreira Zornoff [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[3] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[5] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
[6] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. med.; v. 36, n. 1, p. 64-70, 2012-03-00.
Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação têm permitido a produção de inovações no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Neste estudo de intervenção e pesquisa em disciplina de ensino em comunidade da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp (FMB-Unesp), procura-se explorar tais possibilidades mediante o envolvimento de alunos, professores e membros da própria comunidade. Para tanto, desenvolveu-se uma página Wiki, com informações produzidas pelos alunos a respeito de um bairro da cidade de Botucatu, com o objetivo de criar um ambiente de troca, interação, cooperação e produção compartilhada de conhecimentos entre esses sujeitos. Um grupo de jovens dessa comunidade recebeu treinamento no uso do Wiki, o que lhes permitiu incluir na página informações novas sobre o território. A análise mostra que na produção textual desses jovens ganhou destaque alguns elementos significativos de seu cotidiano. A presença de um professor tutor na comunidade foi essencial para o êxito do processo. Os resultados alcançados apontam a viabilidade e potencialidade do uso do Wiki como ferramenta de inteligência coletiva, por permitir a troca de saberes entre alunos e comunidade, valorizando toda forma de conhecimento e a expressão das singularidades. (AU)

Processo FAPESP: 08/07188-7 - Ensino na comunidade e inteligência coletiva: o Wiki como tecnologia de construção coletiva
Beneficiário:Viviany Menossi Do Amaral
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica