Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Qualidade de vida dos cuidadores de pacientes dependentes no programa de saúde da família

Texto completo
Autor(es):
Fernanda Amendola ; Maria Amélia de Campos Oliveira [2] ; Márcia Regina Martins Alvarenga [3]
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Texto & Contexto : Enfermagem; v. 17, n. 2, p. 266-272, 2008-06-00.
Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a associação entre a percepção subjetiva da qualidade de vida dos cuidadores familiares de pacientes dependentes atendidos pelo Programa Saúde da Família e as características sociodemográficas e de saúde, grau de sobrecarga percebida e grau de independência funcional do paciente. Foram entrevistados 66 cuidadores, de dezembro 2006 a março de 2007, utilizando os instrumentos WHOQOL-bref; Zarit Burden Interview e a Medida de Independência Funcional para os pacientes. Houve o predomínio de mulheres cuidadoras, donas de casa e em média com 50,5 anos. A média da medida de independência funcional foi 57,82 classificando a amostra de pacientes em dependência modificada. A escala Zarit correlacionou-se negativamente com todos os domínios do WHOQOL-bref. As variáveis independentes estatisticamente relacionadas à qualidade de vida geral, no modelo múltiplo, foram: escala de sobrecarga, a presença de companheiro e a presença de doença no cuidador. (AU)

Processo FAPESP: 07/00532-1 - Qualidade de vida de cuidadores de pacientes com perdas funcionais e dependencia atendidos em domicilio pelo programa de saude da familia do municipio de sao paulo.
Beneficiário:Maria Amélia de Campos Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular