Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Parcelamento da adubação e da fertirrigação na produção de palmito pupunha no Noroeste Paulista

Texto completo
Autor(es):
José Alves Júnior [1] ; Fernando B. T. Hernandez [2] ; Ronaldo A. Santos ; Adriano S. Lopes [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Departamento de Engenharia Rural
[2] UNESP. FEIS. Departamento de Fitossanidade
[4] Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Agrícola; v. 24, n. 3, p. 625-631, 2004-12-00.
Resumo

O palmito é um alimento muito apreciado na culinária brasileira e mundial, e entre as várias espécies de palmeira produtora, a pupunha se destaca por apresentar precocidade de produção, perfilhamento, rusticidade e boas características de processamento. Introduzida no Noroeste Paulista em 1994, a cultura da pupunha é vista por técnicos e produtores como bastante promissora na região, porém carente de informações técnicas, entre as quais a maneira e a época de aplicação de fertilizantes. Face a isso, foi instalado um experimento na UNESP, Câmpus de Ilha Solteira - SP, em área irrigada por microaspersão, com pupunheiras espaçadas de 2 x 1 m entre linhas e entre plantas, respectivamente. Os tratamentos foram assim constituídos: adubação manual na linha de plantio a cada três meses, fertirrigação mensal, fertirrigação bimestral e fertirrigação trimestral. Aos 22 meses do plantio (2-3-2000), realizou-se a primeira colheita e, a partir dessa, foram realizadas colheitas bimestrais. Considerando as onze colheitas, a fertirrigação bimestral e trimestral apresentaram produção de 2,60 e 1,84 t ha-1 de palmito, respectivamente, enquanto a adubação manual e a fertirrigação mensal apresentaram produtividades de 3,2 e 2,69 t ha-1, respectivamente, mostrando que a adubação manual e a fertirrigação mensal e bimestral são as melhores práticas para lavouras em estágios iniciais de produção. (AU)

Processo FAPESP: 99/02937-0 - Efeito do parcelamento da fertirrigação na cultura da pupunha (Bactris gasipaes HBK) no noroeste paulista
Beneficiário:José Alves Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica