Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Minimização da produção de lodo no tratamento de águas de abastecimento mediante uso do cloreto de polialumínio e sua disposição em estações de tratamento de esgotos

Texto completo
Autor(es):
Sidney Seckler Ferreira Filho [1] ; Bárbara Elisabeth Waelkens [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. EP. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária
[2] USP. EP. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Engenharia Sanitária e Ambiental; v. 14, n. 3, p. 317-326, 2009-09-00.
Resumo

Uma das possibilidades para a redução da produção de lodo em estações de tratamento de água (ETAs) é o uso do cloreto de polialumínio (CPA) como coagulante, que pode ser aplicado de forma isolada ou em conjunto com sais de ferro. Este trabalho objetivou estudar o uso do CPA no que diz respeito à produção de lodo, bem como avaliar o impacto do lançamento de lodos de ETAs em estações de tratamento de esgoto (ETEs) do tipo lodos ativados convencional. Observou-se que a produção de lodo do CPA apresentou valores próximos em comparação ao sulfato de alumínio, em torno de 4,75 mg de massa seca para cada 1 mg de Al, e o seu eventual lançamento para posterior processamento em ETEs deverá alterar a qualidade físico-química do lodo desidratado, sendo esta função do tipo e dosagem de coagulante e suas impurezas. (AU)

Processo FAPESP: 04/03178-6 - Otimizacao do processo de coagulacao e floculacao visando a minimizacao de residuos solidos gerados em estacoes de tratamento de agua.
Beneficiário:Sidney Seckler Ferreira Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 04/03177-0 - Otimização do processo de coagulação e floculação visando a minimização de resíduos sólidos gerados em estações de tratamento de água
Beneficiário:Barbara Elisabeth Waelkens
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica