Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Variação sazonal e sucessional da comunidade de algas perifíticas em substrato natural em um reservatório mesotrófico tropical

Texto completo
Autor(es):
Barbara Golebski Pellegrini ; Carla Ferragut
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Botanica Brasilica; v. 26, n. 4, p. 810-821, 2012-12-00.
Resumo

A colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural (Nymphaea spp.) foi avaliada em um reservatório raso (Lago das Ninféias, PEFI, SP). O estudo avaliou as fontes de variabilidade da estrutura da comunidade perifítica em dois períodos climáticos, contribuindo para o maior entendimento da dinâmica da comunidade em região tropical. A amostragem das variáveis abióticas e bióticas foi realizada a cada três dias até o 12º dia e cada cinco dias até completar 30 dias no período seco e chuvoso. Os pecíolos de Nymphaea spp. foram aleatoriamente selecionados e limpos. A estrutura do perifíton foi analisada através da clorofila-a, densidade de espécies algais, biovolume, riqueza e diversidade de espécies. O período chuvoso caracterizou-se pelos maiores valores de temperatura e disponibilidade de nutrientes e o período seco pela maior disponibilidade de luz. Os maiores valores de biomassa, densidade e biovolume algal foram observados no período seco. Fases e trajetórias sucessionais distintas foram identificadas em cada período climático. As condições limnológicas mudaram sazonalmente no interior dos bancos de macrófitas e, consequentemente, influenciaram a estrutura da comunidade de algas perifíticas. Concluiu-se que a estrutura da comunidade de algas perifíticas foi sensível às alterações autogênicas (sucessão), mas a escala sazonal foi a principal fonte de variabilidade da estrutura da comunidade. (AU)

Processo FAPESP: 07/57729-1 - Colonização e sucessão da comunidade de algas perifíticas em substrato natural no Lago das Ninfeias (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo)
Beneficiário:Barbara Golebski Pellegrini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica