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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down em duas situações diferentes

Texto completo
Autor(es):
Suelly Cecilia Olivan Limongi [1] ; Emilia de Faria Oliveira [2] ; Livia Maria Ienne ; Rosangela Viana Andrade [4] ; Angela Maria de Amorim Carvalho [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
[5] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CoDAS; v. 25, n. 3, p. 262-267, 2013-00-00.
Resumo

OBJETIVO: Verificar a utilização de substantivos e verbos por crianças com síndrome de Down e comparar esse uso em situações de interação com o terapeuta e com a mãe. MÉTODOS: Participaram 21 crianças com idades entre 5 e 11 anos, divididas em 3 grupos igualitários com base nas idades cronológica e mental, a partir da aplicação do Primary Test of Nonverbal Intelligence. A coleta de fala foi feita a partir de situações de interação livre, gravadas em vídeo por período de 30 minutos e transcritas em protocolo específico, sendo utilizados os primeiros 100 enunciados, a partir dos 5 minutos iniciais. O tempo de intervalo entre cada situação foi de 7 a 15 dias. A análise estatística utilizou o teste-t pareado e a análise de variância (ANOVA). Foi adotado o valor de significância de 5%. RESULTADOS: Foram produzidos mais verbos do que substantivos nas duas situações de interação, sendo mais verbos e substantivos com o terapeuta do que com a mãe. A comparação entre os grupos na interação com o terapeuta mostrou diferença tanto para substantivos quanto para verbos e, com a mãe, apenas tendência à diferença para os verbos. CONCLUSÃO: Os dados apontam para crescente desenvolvimento no uso de substantivos e de verbos de acordo com o aumento da idade. Houve maior utilização de verbos que de substantivos, principalmente na situação de interação com o terapeuta. (AU)

Processo FAPESP: 10/09239-8 - Descrição do uso da classe de palavra 'verbo' por crianças com síndrome de Down entre 5 e 12 anos
Beneficiário:Livia Maria Ienne
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica